Arte Sacra

A arte sacra de nosso Santuário vem sendo traduzida continuamente. A referência bibliográfica utilizada é o livro “Linguagem dos Símbolos”, de Monsenhor Florentino Santamaria. Contudo, o livro não possui a tradução artística interna das capelas, e é graças ao Monsenhor Nivaldo Resstel que a outra parte da tradução e a interpretação das obras estão sendo publicadas continuamente.
Confira esse maravilhoso acervo de arte sacra!

As Capelas

A arte de cada capela, em nosso Santuário, representa uma passagem da Santa Missa. Todos os meses será lançada a tradução do acervo de uma capela! Veja a tradução nas legendas das fotos!

Capela do Batistério

Representa o Rito Penitencial da Santa Missa, quando pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados. A arte central da capela foca um ser humano ajoelhado perante os 10 mandamentos. O pecado está diretamente relacionado ao não cumprimento dos mandamentos de Deus.

Capela Hino de Louvor

Representa o Rito de Louvor a Deus da Santa Missa. A capela também destaca a Virgem Maria da Imaculada Conceição com a arte voltada para a Mãe de Deus e a Glória e Louvor ao Criador.

Capela da Liturgia da Palavra

Dedicada a São José, patrono da Igreja Católica, remete toda a decoração externa à Palavra de Deus nosso criador.

Capela da Profissão de Fé

Sua arte externa simboliza a profissão de fé a que todo católico proclama na Santa Missa. Já a parte interna é dedicada ao sofrimento que Cristo passou para morrer e redimir o pecado humano.

Capela do Ofertório

Sua arte externa simboliza o ofertório e a vitória de Cristo sobre o maligno. Já a parte interna lembra a vitória do martírio dos Santos. A capela tem em seu centro Santa Luzia, mártir.

Capela Oração Fraterna da Santa Missa

Dedicada internamente à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a capela destaca também a Oração que a comunidade traz ao Santo Sacrifício que vai se iniciar.

Capela da Consagração e de Santo Antônio de Pádua

Esta capela exalta toda glória a que Santo Antônio, como servo de Deus, viveu. Também a arte sacra é dedicada ao início do Santo Sacrifício do cordeiro: a consagração.

Capela da Imaculada Conceição

Capela da Agonia de Jesus


Clique e Veja a História de Nosso Santuário!
Confira toda História da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, clicando aqui!