O Evangelho de São João

As Cartas do Novo Testamento – Parte II

João: Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
O Evangelho de João é diferente dos três primeiros. Em Mateus, Marcos e Lucas há muitos milagres e palavras de Jesus. Em João encontramos apenas sete milagres, que são chamados de sinais, e alguns discursos que se desenvolvem lentamente, repetindo sempre os mesmos.
O Evangelho de João é uma espécie de meditação, que procura despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, a fim de que os homens tenham a vida eterna. Jesus é o enviado de Deus, aquele que revela o Pai aos homens.
Deus ama os homens e quer dar-lhes a vida. Jesus revela esse amor e realiza a vontade do Pai, dando sua vida em favor dos homens. João procura mostrar isso através dos sete sinais que ele apresenta na primeira parte do Evangelho, salientando aí a importância do compromisso da fé.
Na Segunda parte, ele mostra a mesma coisa, salientando a importância do amor e narrando o supremo sinal: a volta de Jesus ao Pai, através da morte e ressurreição.
A revelação de Deus em Jesus coloca o mundo em julgamento. Diante da luz da revelação, a vida dos homens se esclarece. João é um daqueles que vêm abrir os caminhos para aquele que seria o Cristo. Além de preparar os caminhos, João anuncia em seu Evangelho que Cristo voltará e que construirá uma morada celeste para nós, junto de Deus.
Os que vivem conforme a vontade de Deus, aproximam-se de Jesus e o aceitam. Os que não vivem conforme a vontade de Deus, se afastam dessa luz, rejeitando a Jesus. As reações são de aceitação, que leva à vida, e de recusa, que leva à morte.
Nós somos convidados a ler este Evangelho colocando-nos nesse clima de julgamento para tomarmos uma decisão: aceitar e continuar a obra de Jesus, pondo-nos a serviço da vida dos irmãos, ou rejeitar a Jesus, aprovando um sistema de exploração e opressão.
A primeira atitude nos conduz definitivamente para a vida; a Segunda, definitivamente para a morte.
Passagens importantes:

João 14, 1-4: << 1Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.*2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.* 3Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. 4E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.>>
João 1, 22-28: <<22Perguntaram-lhe de novo: Dizes-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? 23Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3). 24Alguns dos emissários eram fariseus. 25Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. 28Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.>>
João 14, 4-6: << 4E vós conheceis o caminho para ir aonde vou. 5Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 6Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. >>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.