Introdução

A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos. Na Bíblia nós temos uma coleção de livros menores que são  diferentes um do outro no que diz respeito à forma de apresentar as palavras de Deus. Esses livros falam da história e da experiência do povo de Israel que era escravo no Egito. Este povo experimentou Deus como o Deus da vida e da liberdade.

Deus e o povo de Israel fizeram juntos uma Aliança, um pacto, um acordo: Deus prometeu a liberdade e a vida, prometeu acompanhar e proteger sempre seu povo, e o povo prometeu caminhar sempre segundo a vontade do seu Deus, vivendo na fraternidade, como irmãos. O problema é que, da parte do povo, essa promessa foi constantemente quebrada, surgindo daí conflitos e opressões dentro do próprio povo de Deus e de outros povos em relação ao povo de Israel.

Como manusear a Bíblia?

Para manusear a Bíblia é necessário seguir alguns passos:

Saber o Nome ou o Título do Livro – ver se o Livro está no Antigo ou no Novo Testamento;

Número do Capítulo está sempre em tamanho grande, no início do capítulo do Livro.

Número do versículo está sempre em tamanho menor, espalhado pelo meio do texto.

Entre o número do capítulo e do versículo vai sempre uma vírgula.

Se o texto abranger mais de um versículo, então separa-se a seqüência dos versículos por um traço. Às vezes encontramos um “s” ou dois “ss” depois do versículo. Quer dizer “versículo seguinte” ou “versículos seguintes”. Às vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases.

Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia “protestante” ?

Existe uma diferença quanto ao número de Livros. O Novo Testamento da Bíblia Protestante e o nosso são iguais = 27 Livros, porém o número de versículos em cada capítulo não é igual.

Mas o Antigo Testamento da Bíblia evangélica ou protestante não possui 7 Livros que fazem parte da Bíblia Católica.

A Bíblia dos protestantes não possui o Livro de Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I Macabeus e II Macabeus. Além disso, o Livro de Daniel na Bíblia protestante, não tem os capítulos 13 e 14, e os versículos 24 a 90 do capítulo 3. Não tem também os capítulos 11 a 16 de Ester.

Explicação: os judeus eram radicalmente nacionalistas. Por isso, achavam que Deus só poderia inspirar os Livros escritos na língua dos judeus, que era o hebraico e o aramaico. Achavam também que a Palavra de Deus só poderia ser escrita dentro do território de Israel, e até o tempo de Esdras.

Quando os judeus começaram a ser espalhar pelo mundo, logo após a destruição de Jerusalém (ano 70 d.C), eles mesmos viram a necessidade de traduzir o Livro Sagrado para o grego, que era a língua mais universal daquela época. E, nessa tradução foram incluídos esses 7 Livros (que estavam escritos em grego). Foi daí que surgiram as discussões. Os fariseus que zelavam pela pureza e conservação das escrituras Sagradas não quiseram aceitar esses 7 Livros como inspirados por Deus. Isso não quer dizer que tanto uma como a outra não são verdadeiras. Todas as duas são Palavra de Deus.

Curiosidade: em algumas passagens da Bíblia encontramos membros de Partidos Políticos na época de Jesus. Estes eram os grupos: Saduceus; Escribas; Fariseus; Zelotas  (foram zelotas: Simão, Judas Iscariotes); e os Essênios.

Modos de ler a Bíblia:

A Bíblia mostra a história, a vida de um povo.  A Bíblia é Palavra de Deus porque transmite a experiência de um povo que procurou descobrir o que  Deus queria para a vida deles.

Sem a experiência da saída do Egito em busca da Terra Prometida, por exemplo, o livro do Êxodo não existiria. As cartas que Paulo escreveu às comunidades foram escritas para resolver problemas ou encorajar os cristãos na caminhada; se não tivessem aparecido problemas ou motivos de agradecimento, a maioria das cartas não teria sido escrita. De acordo com o problema foi criado um texto. A Bíblia não pode ser lida sem que se saiba qual a razão (motivo) para qual foi escrita. Isso faz da Bíblia diferente de um outro livro.  Os textos da Bíblia deve ser lida e pensada juntamente com a nossa história de vida. Somente se lermos a Bíblia de forma consciente é que ela poderá iluminar nossa vida.

Abreviaturas dos livros bíblicos por ordem alfabética:
Ab – Abdias
Ag – Ageu
Am – Amos
Ap – Apocalipse
At – Atos dos Apóstolos
Br – Baruc
Cl – Colossenses
1Cor – 1a carta aos Coríntios
2Cor – 2a carta aos Coríntios
1Cr – 1° livro das Crônicas
2Cr – 2° livro das Crônicas
Ct – Cântico dos Cânticos
Dn – Daniel
Dt – Deuteronômio
Ecl – Eclesiastes (Coélet)
Eclo – Eclesiástico (Sirácida)
Ef – Carta aos Efésios
Esd – Esdras
Est – Ester
Ex – Êxodo
Ez – Ezequiel
Fl – Carta aos Filipenses
Fm – Carta a Filemon
Gl – Carta aos Galatas
Gn – Gênesis
Hab – Habacuc
Hb – Carta aos Hebreus
Is – Isaías
Jd – Carta de Judas
J l – Joel
Jn – Jonas
Jó – Jó
Jo – Evangelho segundo João
1Jo – 1a carta de João
2Jo – 2a carta de João
3Jo – 3a carta de João
Jr – Jeremias
Js – Josué
Jd – Judite
Jz – Juizes
Lc – Evangelho segundo Lucas
Lm – Lamentações
Lv – Levítico
Mc – Evangelho segundo Marcos
1Mc – 1° livro dos Macabeus
2Mc – 2° livro dos Macabeus
Ml – Malaquias
Mq – Miquéias
Mt – Evangelho segundo Mateus
Na – Naum
Ne – Neemias
Nm – Números
Os – Oséias
1Pd – 1a carta de Pedro
2Pd – 2a carta de Pedro
Pr – Provérbios
Rm – Carta aos Romanos
1Rs – 1° livro dos Reis
2Rs – 2° livro dos Reis
Rt – Rute
Sb – Sabedoria
Sf – Sofonias
Sl – Salmos
1Sm – 1° livro de Samuel
2Sm – 2° livro de Samuel
Tb – Tobias
Tg – Carta de Tiago
1Tm – 1a carta de Timóteo
2Tm – 2a carta de Timóteo
1Ts – 1a carta aos Tessalonicenses
2Ts – 2a carta aos Tessalonicenses
Tt – Carta a Tito
Zc – Zacarias

Por Catequista Bruno Velasco.

acesse também  http://www.catequistabrunovelasco.com/