Diocese de Marília rende graças pela Ordenação Diaconal de Ivã Luis de Oliveira Baisso

A Diocese de Marília rende graças a Deus pela Ordenação Diaconal de um de seus filhos, o seminarista Ivã Luis de Oliveira Baisso.

A celebração litúrgica acontecerá no dia 01 de Agosto, às 20h na Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã, cidade na qual o seminarista nasceu e discerniu o chamado recebido por Deus. Ivã nasceu aos 15 de Abril de 1986, é filho de Odair Baisso e Gessilda Maria Oliveira Baisso. No mesmo ano recebeu o Batismo na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, cujo pároco era Pe. Arnalo Kaneco.

No ano de 1997, com 11 anos de idade, ingressou na catequese em sua comunidade de origem, São Francisco de Assis, pertencente à paróquia Auxiliadora. Recebe a Sagrada Comunhão pela primeira vez no ano de 1998, com 12 anos. Desde essa época o jovem vocacionado sentiu-se chamado por Deus para estar mais próximo a Ele, servindo em sua comunidade de origem. Desde o ingresso à catequese passou a fazer parte do coral de crianças da comunidade São Francisco e, posteriormente, tornou-se coroinha/acólito na mesma comunidade, deixando a função para ingressar no seminário, em 2006. Na paróquia Auxiliadora, em 2001, recebe do então Bispo Diocesano D. Osvaldo Giuntini, o sacramento da Confirmação.

Já no ano de 2004, Ivã decidiu-se a aprofundar seu discernimento vocacional. Foi acompanhado de modo mais direto pelos padres Germano – da paróquia Auxiliadora – e Antônio Padula – da paróquia São Pedro – e, durante o ano de 2005 participou dos encontros vocacionais realizados pela Pastoral Vocacional da Diocese de Marília, sob a direção de Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, então reitor do Seminário Propedêutico. O ano de 2005 foi um ano de intenso trabalho em prol da Comunidade São Francisco de Assis. Já no mês de Fevereiro do ano de 2006, Ivã ingressa no Seminário Diocesano São Pio X, juntamente com mais nove jovens, para iniciar as etapas formativas em vista do Presbiterado.

Tendo estudado de 1992 a Junho de 2001, na Escola Estadual Joaquim Abarca, em Tupã, e o Ensino Médio, de Agosto de 2001 a 2003 no Colégio Objetivo de Tupã, Ivã havia se preparado para cursar desenho industrial. Para tanto, fez dois anos de cursinho preparatório para o vestibular nos anos de 2004 e 2005. Todavia, o chamado de Deus foi mais forte. Conforme foi enunciado há pouco, Ivã ingressou no Seminário Diocesano São Pio X em 2006. Aprovado em segundo lugar no Vestibular da Faculdade João Paulo II – FAJOPA – inicia, em 2007, o curso de Filosofia. Durante os anos de 2007 a 2009 residiu no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, sob a reitoria do atual Bispo de Catantuva, D. Otacílio Luziano da Silva, na época pertencente ao clero de Assis. Por fim, após concluir os estudos de Filosofia, é aprovado em segundo lugar no Vestibular da FAJOPA para o curso de Teologia, passando a residir no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos – ITRA –, sob os cuidados de Côn. José Carlos Dias Tóffoli. Os estudos teológicos se estenderam do ano de 2010 a 2013. Já no ano de 2010 Ivã recebe de Dom Osvaldo, em cerimônia na Catedral Basílica de São Bento, a admissão às Ordens Sacras e, nos anos de 2011 e 2012 recebe, respectivamente, os Ministérios de Leitor e Acólito do então Bispo Diocesano, na Catedral São Bento. Por fim, Ivã concluiu sua etapa formativa ao final de 2013.

Durante os anos de formação, deve o seminarista realizar seus estágios pastorais, como uma preparação para o serviço ao Povo de Deus. Também Ivã realizou seus estágios pastorais em diferentes paróquias da Diocese. No ano de 2007 estagiou na Paróquia Santo Antônio de Pádua de Marília, com o Pe. José Tadeu Aguiar Lima, CSS; durante os anos de 2008 e 2009 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com o Pe. José Afonso Maniscalco; nos anos de 2010 e 2011 nas Paróquias Santa Cecília de Monte Castelo e Nossa Senhora Aparecida de Ouro Verde, com o Pe. Adriano Alves e, por fim, em 2012 e 2013 na Paróquia Santo Antônio de Adamantina, com os padres Nelson Bernardino Lopes e Wilson Luís Ramos.

Atualmente, Ivã reside em Junqueirópolis e exerce seu trabalho pastoral na Paróquia Santo Antônio, juntamente com o Pe. Angelo José Biffi. No dia 21 de Maio teve seu pedido de Ordenação Diaconal aprovado pelo Exmo. e Revmo. Dom Luiz Antônio Cipolini, Bispo Diocesano de Marília, juntamente com os Revmos. Padres do Conselho de Presbíteros da Diocese de Marília. Finalmente, sua Ordenação Diaconal é marcada para o dia 01 de Agosto de 2014, às 20h, na Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã.

Para Ivã esse momento de preparação é um tempo de graça, um presente de Deus em resposta a sua perseverança no discernimento vocacional. Sabendo-se indigno de receber tamanho serviço, tal qual Pedro a dizer “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou um homem pecador” (Lc 5,8), Ivã confia na misericórdia do Senhor que o ama incondicionalmente e o chama para servir a Santa Madre Igreja. Esse tempo de preparativos para a ordenação é, sem dúvidas, um tempo de alegrias, de graça e também de muita ansiedade. Todavia, se bem vivenciado no espírito de oração e entrega, certamente há de produzir bons frutos. Ivã tem buscado viver esse período na serenidade e no recolhimento, pois de 23 a 27 de Junho esteve em retiro em Marília, com o Pe. Fernando Canomanuel Abarzuza, SM. Faltando um mês para a recepção do Sacramento da Ordem, o seminarista convida a todos a participar e se confia às orações do Povo de Deus, para que seu Ministério seja fecundo e seu sim, a cada dia, seja mais forte e decidido. Por fim, uma vez que sua ordenação abre o Mês Vocacional, deixa seu testemunho de vida e vocação como um convite a todos os que se sentem chamados por Deus a se entregarem sem reservas a Ele, pois, como nos disse o Papa Emérito Bento XVI ao assumir a Cátedra de Pedro, em 2005, “[…] queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira. Amém”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.