O mês de julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo, devoção essa que está estritamente ligada À Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. E tem como foco principal o Sangue redentor de Cristo, jorrado de seu Coração Santo e Imaculado do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.
Um dos primeiros a ter a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus foi São Gaspar de Búfalo, sacerdote e fundador de uma congregação de sacerdotes seculares destinada a pregar as missões e assim difundir a devoção ao Preciosíssimo Sangue. Ele propagou fortemente essa devoção durante os séculos XVIII e XIX.
O Preciosíssimo Sangue de Cristo é fonte de redenção e libertação para toda a humanidade. Inúmeras pessoas se questionam hoje em dia sobre o valor de sua vida. E aqui está a resposta: a nossa vida vale o preço do Sangue de Cristo derramado no alto da cruz. (cf. l Cor 6,20).
E que preço! Que preço altíssimo o Senhor teve de pagar para nos libertar da escravidão do pecado e assim nos abrir novamente as portas da salvação. Jesus expressou seu amor doando todo o seu sangue para nos resgatar. Sangue é vida!
Assim, neste mês dedicado ao culto do Sangue de Cristo, preço do nosso resgate, penhor de salvação e de vida eterna, peçamos ao Senhor que sua bênção seja derramada sobre nossa vida e nossas famílias. E rezemos também por todas as vocações, de modo particular, pelas vocações sacerdotais que nos trazem todos os dias o Corpo e o Sangue de Cristo.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
João Gabriel de Souza Ferreira.