Vicentinos organizam tríduo em louvor a São Vicente de Paulo, com gesto concreto e aberto à toda comunidade

Para marcar o dia de São Vicente de Paulo, a ser comemorado na sexta-feira, 27/09, a Sociedade São Vicente de Paulo de Vera Cruz organizou um tríduo em louvor ao santo.


A programação terá início nesta terça-feira, 24/09, e segue até sexta-feira 27/09. Todos os dias serão celebrados com Missa, um tema de meditação específico e gesto concreto. As Missa serão presididas pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Maurício Sevilha.

Os Vicentinos possuem atuação em Vera Cruz há mais de 70 anos assistindo dezenas de famílias necessitadas, (independente da religião da família). A ação dos Vicentinos não se resume apenas a alimentação, mas também assistência material (moveis, bens para casa) e espiritual.

As celebrações são abertas à toda comunidade e os Vicentinos também convidam pessoas interessadas à participarem ativamente da Pastoral.


Confira a programação do Tríduo:

  • Terça-feira, 24/09, 19h30 – Missa na Capela São José – Benção da Saúde.
    Tema: “A misericórdia e a Sociedade S. Vicente de Paulo”
    Gesto concreto: doação de café e açucar
  • Quarta-feira, 25/09, 19h30 – Missa na Praça Frederico Ozanam (esquina Av. Manoel Thomáz x Av. Paes Leme) – Benção das Famílias.
    Tema: “A misericórdia e o Beato Frederico Ozanam”
    Gesto concreto: doação de feijão e arroz
  • Quinta-feira, 26/09, 19h30 – Missa na Capela São Vicente (Capela do antigo Hospital) – Benção para os Agentes de Pastoral.
    Tema: “A Misericórdia e Santa Luiza de Marillac”
    Gesto concreto: doação de macarrão e óleo
  • Sexta-feira, 27/09, 19h30 (Dia de S. Vicente) – Missa no Santuário.
    Tema: “A misericórdia e São Vicente de Paulo
    Gesto concreto: doação de leite, bolacha e produtos de higiene pessoal

Confira abaixo o histórico e as obras da Sociedade São Vicente de Paulo de Vera Cruz:

Fundada em 04 de julho de 1.954, a Sociedade de São Vicente de Paulo, nascida da Conferência Sagrado Coração de Jesus, completou 70 anos em Vera Cruz no ano de 2024.

Seus fundadores, Ismael Ferreira Coimbra (1º presidente da Conferência), Leopoldo Lucas (1º vice-presidente da Conferência), José Raymundo Machado (1º tesoureiro da Conferência), deram início a um trabalho de extrema importância, totalmente focado no amor, na fraternidade e na caridade.

A Sociedade realizou inúmeras obras importantes como a construção de três residências e doações de materiais para construção de outras moradias em prol dos necessitados. Em 2013 prestou homenagem ao 1º fundador da Sociedade em Paris, Antonio Frederico Ozanam, com a denominação no município de uma praça, quando foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.

Atualmente, os vicentinos de Vera Cruz mantém obras diárias de caridade, como a doação de cestas básicas mensais às famílias assistidas, doações de hortifruti, doações de móveis e roupas, ajuda de custo no pagamento de contas de energia e água (quando necessário),  pagamento de cursos profissionalizantes para jovens das famílias assistidas, dentre tantas outras ações.

Dezenas de famílias são assistidas mensalmente pela Sociedade, no município, e para manter esse trabalho, conta com o apoio da comunidade na doação de produtos alimentícios, roupas e mobílias, além de promoções especiais que gerem recursos para as ações necessárias.

O trabalho desenvolvido pelos Vicentinos é voluntário e o grupo está sempre aberto a novos corações que tenham interesse em ser também um vicentino. Uma vez por mês a equipe faz a coleta de alimentos porta a porta, em toda a cidade, e o resultado tem amenizado a situação vulnerável de dezenas de famílias.

A Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e conta com mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentino do planeta. No país, a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro, e conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos. A Sociedade é organizada por conselhos hierárquicos e possuí Código de Ética, Manuais e regimentos.

As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres – e também por crianças e adolescentes. Quem faz adesão à SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após verificação socioeconômica.

Mais informações podem ser encontradas no site nacional da sociedade: https://ssvpbrasil.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.