Começou ontem (18), às 17h30, o retiro do clero da Diocese de Marília, que vai até sexta feira, dia 22 de julho. Além dos sacerdotes que compõem o presbitério da diocese, os dois diáconos da diocese, Marcos Roberto de Souza e Cecílio Davi, e os seminaristas que cursam Teologia também participam do retiro.
O local do evento é o seminário franciscano da cidade de Agudos (SP). A missa presidida pelo Bispo Diocesano, D Osvaldo Giuntini, marcou o inicio do retiro. Em sua mensagem, o bispo pediu que os participantes se colocassem à escuta da Palavra, com o coração aberto para ouvir o Senhor.
Após o jantar, o D. Osvaldo apresentou a todos o pregador D. Sergio Eduardo Castriani, bispo da Diocese de Tefé (AM). Em seguida, D. Osvaldo passou a palavra para o pregador, que, em sua fala introdutória, explanou que o retiro é um tempo muito especial de silêncio para que cada um, de modo bem pessoal, se encontre com o Senhor. Disse também que o tempo de retiro é tempo para agradecer a Deus pelas graças que Ele tem derramado sobre nossa vida. Enfatizou, também, a importância do silencio como um instrumento fundamental para entrar em sintonia com o Senhor.
O pregador disse ainda que o texto bíblico que servirá de guia do retiro é o texto de Atos 6,1-6, que mostra a escolha dos diáconos, para que Pedro e os outros apóstolos pudessem ficar livres para exercerem o ministério da palavra e da oração.
Iluminado por esse texto, o objetivo do retiro é refletir e meditar sobre a vocação do padre como servidor da Palavra.
Pe. Valdemar Cardoso
Assessor Diocesano de Comunicação
Fonte: Pascom Diocese de Marília