Dom Osvaldo Comemora 75 anos de Vida. Confiram as Fotos!

Neste dia 24 de outubro toda Diocese de Marília está em festa. O motivo é os 75 anos de nosso pastor, Dom Osvaldo Giuntini. Toda comunidade de Vera Cruz saúda e parabeniza nosso Bispo, pedindo a Deus que sempre o conserve na fé, dando saúde, paz, força e alegrias. Agradecemos  em especial toda dedicação que Dom Osvaldo tem por nós, estando sempre presente em nossa comunidade, quase em todos os anos, nos visitando para celebrar nosso Padroeiro as Romarias do Apostolado da Oração.

 

 

 

Confira a reportagem da Pastoral da Comunicação da Diocese sobre a Santa Missa em comemoração ao aniversário de Dom Osvaldo:

Durante a celebração das 10h da manhã, antes de terminar a eucaristia, D. Osvaldo agradeceu o testemunho de vida de seus pais, sempre presente em sua vida (testemunho presente até hoje); a presença de seus irmãos que sempre o acompanharam em seu ministério, inclusive dois deles estavam presente à estação da missa; fez uma retrospectiva de toda sua vida desde sua ida para o seminário menor, passando por sua ordenação sacerdotal, o tempo de padre nas paróquias da arquidiocese de São Paulo, a sua ida para a nova diocese de Jundiaí, onde ficou até sua nomeação episcopal quando então veio para Marília. Agradeceu a acolhida dos bispos da província de Botucatu, em especial D. Daniel Tomazella com quem conviveu pelo período de 10 anos, a acolhida e colaboração dos padres da diocese de Marília, e lembrou os muitos padres jovens que compõem a diocese nestes últimos anos.
Antes da benção final, o cerimoniário Pe. Clécio Ribeiro lembrou alguns dados estatísticos sobre D. Osvaldo na Diocese, a saber: Hoje com 75 anos de idade, D. Osvaldo ordenou 43 padres, sendo 38 padres diocesanos, crismou 130.000 (cento e trinta mil)  jovens e adultos, erigiu 5 (cinco) paróquias na diocese. Ainda durante seu episcopado, a diocese de Marília deu 2 (dois) bispos para a Igreja: D. Paulo Roberto Beloto, do clero diocesano e D. Irineu Andreassa, do clero religioso, ambos filhos da diocese e exercendo seu ministério sacerdotal na diocese na ocasião da nomeação. 

HOMILIA POR OCASIÃO DOS 75 ANOS DE VIDA DE NOSSO PASTOR DIOCESANO D.OSVALDO GIUNTINI – BISPO DIOCESANO DE MARÍLIA – 24.10.11

Querido D. Osvaldo, nosso pai e amigo!

É com alegria que celebramos o dom de sua vida e essa alegria  também que nos invade pela presença  de nosso presbitério nessa celebração eucarística e é em comunhão com meus irmãos sacerdotes  que quero expressar algumas palavras que brotam do mais profundo de nosso coração. Dom Osvaldo:  sua vida é um sinal sacramental para nós, primeiramente pela sua própria presença e por tantas virtudes que foste cumulado nestes 75 anos.

Primeiramente vemos em ti um homem de oração profunda e diária, e por isso, capaz de gerar comunhão com os irmãos e nos trabalhos que realiza.

Homem de diálogo e incansável pregador, pois tem como alimento a Palavra de Deus e as orientações da Santa Mãe Igreja, de onde tira a base necessária para sua vida e ministério apostólico. Contudo, a mais importante de todas as virtudes é seu Testemunho, inspiração para nós sacerdotes e certamente para todo o Povo de Deus de nossa amada Diocese.

Neste testemunho vemos o seu desejo em cumprir sempre a Vontade de Deus . Por isso a coerência e serenidade com a qual conduz a sua e a nossa caminhada.

O senhor é para nós o modelo do Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas,  e isso vemos confirmado na experiência diária a escolha de seu lema para o Episcopado: “Dou-vos minha Vida”.

Querido D. Osvaldo sua Vida é Cristo e obrigado por nos oferecê-lo em cada Liturgia que preside, em cada sacramento, nas conversas e convivências que temos e também pela paciência com que nos acolhe sempre.

Quero destacar seu grande amor pela nossa Diocese, nosso grande tesouro aqui na terra que contigo aprendemos também a amar a cada dia e a trabalhar pela comunhão pastoral  tão necessária.

Homem que sabe Ouvir e por isso conhece e conhecendo ama e por que ama sabe aconselhar pois objetiva o bem do outro  e nisso vemos seu exemplo de alteridade

Como Pai é um exemplo para nós que o temos como modelo de virtude e sempre pedimos a graça de por imitá-lo, sabendo que assim estaremos seguindo o próprio Jesus de quem é sinal pelo ministério apostólico.

Homem de ideal e este é o Reino de Deus. Sua vida é um serviço contínuo ao Reino  e por isso oferece tudo o que tem: “Dou-vos minha vida”. Está sempre atento as orientações da Igreja e nutre uma profunda comunhão apostólica,  na fraternidade com seus irmãos no episcopado e com  todo o seu presbitério, pelo bem do Povo de Deus.

Querido Dom Osvaldo gostaria de destacar algumas marcas de sua personalidade humana que nos são caras e exemplo a ser seguido: simplicidade e humildade. Sabe reconhecer que tudo o que realiza é fruto exclusivamente da Graça de Deus.

Na sua mística saliento as Virtudes da Mansidão e do Pastor. Por que é manso é capaz de aproximar as pessoas e ti e assim tem condições de tendo-as perto orientá-las como um bom pastor assim deve fazer, como ouvimos no Evangelho Jesus curando a mulher, pois percebeu n seu íntimo um desejo profundo e sincero de Salvação.

Obrigado D. Osvaldo pelo seu “sim” a Deus quando foste chamado a vocação sacerdotal.

Obrigado Jesus, por que na sua Divina Providência nos enviaste alguém tão especial para Ti como este servo Osvaldo que constituístes Pastor de nossas vidas, de nossas almas e de nossa amada Diocese.

Quero terminar dizendo de todo o coração Dom Osvaldo: sua pessoa é insubstituível, por o que construímos contigo é amor, um amor divino e por isso eterno.

PARABÉNS!

Pe. Roger Herminio Souza Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.