A Campanha da Fraternidade do próximo ano terá o tema “Fraternidade e a saúde pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
No Estado de São Paulo, a preparação das equipes diocesanas ocorreu em um encontro realizado em Itaici, do dia 21 ao dia 23 de outubro.
O evento contou com a presença da Diocese de Marília, que foi representada pelo coordenador diocesano da CF, Pe. Marcos Roberto Marques Ortega, e pelos demais membros da equipe, os seminaristas Alessandro Pascoal de Brito e Adeflor Xavier Pereira Júnior e a psicóloga Alessandra Faria Rossi.
Acompanhe, na sequência, o relato do seminarista Alessandro, sobre as reflexões do encontro em Itaici.
“A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. No contexto eclesial, não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo.
A Campanha da Fraternidade, celebrada na Quaresma, intensifica o convite à conversão. Ela contribui incisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho.
Durante o encontro, fizemos a reflexão de três tópicos: Saúde pública (SUS – Sistema Único de Saúde, relação médico/paciente, urgência/emergência e saúde da pessoa idosa); Qualidade de vida (alimentação saudável, obesidade e o adoecer humano); e Realidade Sócio-pastoral (realidade social, relação médico e paciente, biossegurança, processos de visitação, nos conselhos municipais de saúde).”
Diocese de Marília