A Assembleia Diocesana deste ano foi realizada no anfiteatro da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em Adamantina, e contou com a reflexão sobre a realidade sócio-cultural das cidades da diocese com base no último Censo 2010. Cerca de 220 pessoas, entre padres e leigos participaram este ano.
Por volta das 8h houve a chegada dos participantes e a entrega de crachás na secretaria da assembleia. Após, todos participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, e concelebrada pelo clero da diocese. A Missa foi celebrada com clima orante pelos fiéis no anfiteatro da FAI. Dando sequência à assembleia, foi servido o café da manhã aos participantes.
Às 10h, houve a palestra sobre o tema deste ano. O assessor foi o Pe. Edson de Oliveira Lima, Mestre em Teologia. O sacerdote analisou os dados divulgados pelo Censo 2010 de forma ampla e também de forma específica à realidade das cidades que compõem a Diocese de Marília.
Os trabalhos tiveram prosseguimento com as discussões em grupos. Os participantes foram divididos em vinte grupos e refletiram e responderam a três questões elaboradas pelo Pe. Edson:
- Olhando para a realidade de nossas cidades quais são os maiores desafios sociais, políticos e culturais que enfrentamos para realizar uma evangelização mais eficaz?
- Diante da diminuição do número de católicos registrada pelo censo 2010, desejamos saber quais são os motivos que levam ao afastamento e abandono da fé católica?
- Em sua opinião o Plano Diocesano de Pastoral deve contemplar quais realidades para uma evangelização mais abrangente e efetiva? Quais atitudes favoreceriam essa nova e corajosa evangelização?
Por volta do meio-dia os participantes finalizaram suas reflexões almoçaram.
Em seguida ao almoço, foi realizado o plenário das reflexões em grupos. O Pe. Valdemar Cardoso apresentou a síntese elaborada das respostas do grupo e o Pe. Edson fez suas considerações e reflexões finais com base naquilo que os grupos apresentaram.
Foi feita a entrega dos cheques com os valores distribuídos pelo FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) aos trabalhos sociais desenvolvidos pelas paróquias.
No término da assembleia, foi feita a celebração de abertura do Ano da Fé. O Pe. Anderson Messina Perini organizou o momento de oração que foi presidido por Dom Osvaldo.
Por fim, às 14h30 os fiéis e padres puderam retornar a suas paróquias.
Pascom Diocese de Marília