O seminarista Danilo Nobre dos Santos será ordenado diácono no dia 21 de dezembro de 2012. Danilo é natural de Tupã e fez estágio nas paróquias Santa Antonieta, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima (Adamantina) e Santo Antônio (Junqueirópolis). Confira mais sobre sua trajetória até a admissão ao Sacramento da Ordem no grau do Diaconato.
Biografia do Seminarista Danilo Nobre dos Santos
O jovem Danilo Nobre dos Santos é nascido em Tupã, no dia 26 de Abril de 1986, filho de Edson Soares dos Santos (in memoriam) e Luísa Aparecida Vieira Nobre, irmão de Marilia Nobre dos Santos e Vinicius Nobre dos Santos. Teve sua infância na Vila Vargas em Tupã e quando tinha 10 anos de idade, mudou-se com sua família para São Paulo, capital. Lá deu continuidade aos estudos e foi batizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo do Campo.
Fez seus estudos do Ensino Infantil na Escola Esther Veris Cerpe, na Vila São Paulo, de Tupã. Cursou a 5ª e a 6ª séries, no colégio Lasar Segall, na Vila Mariana, em São Paulo. Retornando a Tupã, cursou da 7ª série do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida, também em Tupã, quando teve sua primeira experiência com o Movimento Estudantil.
No ano de 2002, ingressou no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério), concluindo o curso em 2004. Neste período, Danilo já fazia parte do Grupo de Teatro Ágape, bem como jogava Handebol no time do colégio, compondo também o time do município.
Foi na fase da adolescência que, após ter frequentado a Catequese e recebido sua 1ª Comunhão na Comunidade Santa Rita de Cássia, frequentou a Perseverança na Comunidade São João Batista, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e recebeu o Sacramento da Crisma, na Paróquia São Pedro, pelas mãos de Dom Osvaldo Giuntini.
Danilo passou a frequentar o Grupo de Oração da RCC (Renovação Carismática Católica) da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e logo se inscreveu no Seminário de Vida no Espírito Santo (Curso Enchei-vos), servindo depois tanto no Grupo de Oração, nos ministérios de Pregação e Música, como na Formação, junto ao curso Enchei-vos, por vários anos. Participava, portanto, dos cursos, retiros e encontros da RCC e também ajudava na organização dos mesmos.
Em meio a este contexto e após ter feito a experiência do Acampamento Juvenil em Presidente Prudente, no ano de 2004, que sente em seu coração o chamado de Deus para uma vida mais dedicada àquilo que já lhe trazia muita satisfação, que era o serviço à Igreja, entre tantas atividades que desenvolvia.
Para discernir melhor este chamado que procurava responder, dá então início a um Acompanhamento Vocacional com o Pe. Wilson, então pároco da paróquia São José de Tupã. Nesta mesma época, faz também um acompanhamento vocacional com os Jesuítas, mediante certa afinidade com o carisma da Companhia, mas logo chega ao discernimento de que sua vocação seria para a vida diocesana.
Deste modo, em 09 de fevereiro de 2005, ingressa no Seminário Propedêutico São Pio X, com outros 10 colegas de turma, para discernir sua vocação, dando este passo inicial, tendo como reitor o Pe. Valdo.
Em 2006, ingressa então no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus para fazer os estudos superiores de Filosofia, na Faculdade João Paulo II (FAJOPA). Neste período, o seminarista Danilo pode participar de alguns Projetos de Extensão Comunitária, como visitas à Fundação CASA (Antiga FEBEM) e à chácaras de recuperação para dependentes químicos.
Em 2006 e 2007, realizou seu Estágio Pastoral na Paróquia Santa Antonieta, com o Pe. Valdemar Cardoso. Em 2008 e 2009, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com o Cônego João Carlos Batista; em 2010, acompanhou o Setor Juventude da Região II da Diocese, fazendo seu Estágio na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina, com o Pe. Marcelo Antônio. Enfim, em 2011 e 2012, na Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis, com os padres Ângelo Biffi, Marcos Roberto e Ademílson Ferreira.
Em 2011, Danilo concluiu a Licenciatura em Filosofia na FAJOPA e em 2012 obteve conceito 9.7 no Exame De Universa, que certifica o curso canônico de Teologia. Neste período o seminarista também lecionou a disciplina de Teologia Pastoral para a turma do terceiro ano no Curso de Teologia para Leigos em Marília, além de atuar como colaborador da PASCOM da Diocese de Marília.
Seu pedido para a Ordenação Diaconal foi aprovado pelo Conselho de Ordem e Ministérios em 11 de outubro e a data da Celebração Eucarística em que será ordenado Diácono foi marcada para 21 de Dezembro de 2012, na Matriz São Pedro de Tupã, a partir das 20hs.