Mantendo a tradição dos enfeites de rua desde 1937, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, celebra Corpus Christi, dia 11/06, da maneira diferente neste ano, devido ao isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. A medida visa evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas.
Haverá missa, às 15h, com transmissão pelas redes sociais do Santuário (Facebook e Youtube), como vem acontecendo semanalmente, restrita às pessoas envolvidas com a celebração. Após a missa, Pe Maurício Sevilha percorrerá várias ruas da cidade com o Santíssimo.
Confira o Mapa do percurso:
A procissão sairá do Santuário, na Avenida Monsenhor Santamaria, seguindo em direção à via José Belluzzo, e em seguida: Manoel Quinzani, Dra Cecília Rangel Janini, Norbeto Luiz de Oliveira, Carmelo Tozoni, Sete de Setembro, Martin Afonso,´Luiz Otoboni, Monsenhor Santamaria, Paulo Guerreiro Franco, José Belluzzo, Joaquim F.F., Rubens Pupo, Av. Paulista, Benjamim Faganello/Tomé de Souza, José Bonifácio, Carlos Gomes, Manoel Tomás da Silva, José Barcello, Armando Davoli, Paes Leme, Bel Antônio Lopes, José Barcello, Norbertp de Carvalho, José Manoel da Silva, Manoel Thomás, Roberto Sampaio, 13 de Maio, Mário Bolonhesi, Roberto A. Elias, Nilton O. Mreno, João Sereno, Paulista, Euclides da Cunha, José Bonifácio, Paes Leme, Paulista, Rubens Pupo, Paulo Guerreiro Franco, Monsenhor Santamaria.
Quem quiser pode participar desse momento montando um pequeno altar na frente de sua casa como forma de exaltar Cristo.
A orientação é para que não promovam aglomeração na passagem da procissão.
CORPO DE CRISTO
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Vera Cruz/SP
2 Comentários
Que “ peninha”, não passará pela Rua Luiz Ottoboni.
Luiz Ottoboni está no percurso sim.