Aprendendo a Rezar o Santo Rosário

 

 

Aprendendo a Rezar o Santo Rosário 

 

 

Como nos dizia o Papa João Paulo II, o Rosário é o “compêndio da Bíblia”.  Nele meditamos, em cada  mistério,  todas  as passagens  bíblicas: os Mistérios da Alegria (ou Gozosos – Anunciação do Anjo até o encontro do menino Jesus no Templo),  Mistérios da Luz (ou Luminosos – Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia),  Mistérios da Dor (ou Dolorosos – Agonia de Jesus no horto até sua crucificação) e Mistérios da Glória (ou Gloriosos – Ressurreição de Jesus até à coroação de Nossa Senhora)  

 

Os Mistérios do Santo Rosário

 Conforme  os termos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16/10/02pelo Papa João Paulo II

 

1º PASSO – COMO REZAR UM TERÇO 

– Ao apresentarmos este manual,  trabalharemos com a hipótese  de que o leitor conheça o terço apenas em sua forma física,  não sabendo o significado das suas contas ou as orações nele contidas. Assim, iremos estudar o terço na sua forma básica,  para que se possa entendê-lo adiante na totalidade.

– O oração do terço inicia  na cruz que está na extremidade, onde reza-se a  oração do Creio.   Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a  Oração do Pai-nosso.  Nas três contas  seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica.  Na outra seguinte (bolinha maior) , reza-se o Glória ao Pai.   Agora, sim,  iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso e dez Ave-Marias). Primeiramente se reza um Pai-nosso,  onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria. Chegando-se na bolinha maior, que completa a primeira dezena, reza-se novamente o Pai-nosso e mais dez Ave-Marias e assim sucessivamente. No intervalo de cada mistério, serão recitadas jaculatórias que veremos depois e, no final do terço, a oração da Salve Rainha.  Se você entender isto, já sabe  rezar o terço básico,  sem as contemplações, que também serão estudadas adiante.  Na ilustração abaixo visualizaremos o que foi dito:  

 

 

 
 
 

 

 
 
 2º PASSO – ENTENDENDO O ROSÁRIO 

 Cada terço está subdividido em 05 (cinco) dezenas, cada uma representando  um mistério.   Por exemplo,  ao rezarmos o primeiro terço (Mistérios Gozosos) , iremos contemplar cinco passagens  diferentes: 1º. Mistério Gozoso até o 5º Mistério Gozoso.  Aplica-se, assim, o mesmo critério aos terços seguintes (Mistérios Luminosos, Dolorosos e Gloriosos).  No tópico seguinte, veremos as  meditações dos mistérios de  cada um dos terços que formam o Rosário.  

 

  

3º PASSO – TODAS AS MEDITAÇÕES DO ROSÁRIO 

Até aqui já sabemos como rezar o terço básico, bem como o Rosário, já que  este é formado pela reza de quatro terços completos, cada um deles significando um Mistério.  Cada Mistério está subdividido em cinco mistérios. Por exemplo,  no terço do  Mistério Gozoso rezaremos  5 (cinco) dezenas do terço, onde contemplaremos, em cada dezena, uma passagem bíblica.  Veja na ilustração como divide-se a contemplação de cada um dos quatro terços que formam o Rosário:   

 

1º TERÇO – MISTÉRIOS GOZOSOS

 

1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena
– No 1º Mistério Gozoso contemplamos Anunciação do Anjo à Nossa Senhora  – No 2º Mistério Gozoso contemplamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel. – No 3º Mistério Gozoso contemplamos o nascimento de Jesus. – No 4º Mistério Gozoso contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo – No 5º Mistério Gozoso contemplamos a perda e encontro de Jesus no Templo.  

 

2º TERÇO – MISTÉRIOS LUMINOSOS

 

1ª Dezena

2ª Dezena

3ª Dezena

4ª Dezena 5ª Dezena

– No 1º Mistério Luminoso contemplamos o batismo de Jesus no Jordão 

– No 2º Mistério Luminoso contemplamos o 1º milagre de Jesus nas Bodas de Caná.

– No 3º Mistério Luminoso contemplamos a proclamação do Reino de Deus e convite à conversão.

– No 4º Mistério Luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus

– No 5º Mistério Luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.  

3º TERÇO – MISTÉRIOS DOLOROSOS

1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena
– No 1º Mistério Doloroso contemplamos a agonia mortal de Jesus, no Horto das Oliveiras  – No 2º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi açoitado e flagelado.  – No 3º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi cruelmente coroado de espinhos por seus algozes.  – No 4º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus pacientemente carrega sua cruz ao Calvário.  – No 5º Mistério Doloroso contemplamos a crucificação e morte de  Jesus  

4º TERÇO – MISTÉRIOS GLORIOSOS

1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena
– No 1º Mistério Glorioso contemplamos a Ressurreição triunfante de Nosso Senhor Jesus Cristo.   – No 2º Mistério Glorioso contemplamos a Ascensão de Jesus ao Céu.  – No 3º Mistério Glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. – No 4º Mistério Glorioso contemplamos a Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao Céu. – No 5º Mistério Glorioso contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céu e da Terra.
– Com este  documento impresso,  já somos capazes  de  rezar um Rosário completo sem dificuldades.   Entretanto,   temos  a opção de rezar  somente um terço por dia, obedecendo o ciclo semanal, onde cada dia representa um Mistério diferente.  Vejamos:   

CICLO SEMANAL DO ROSÁRIO:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Mistérios Gozosos Mistérios Dolorosos Mistérios Gloriosos

* Mistérios   Luminosos 

Mistérios Dolorosos * Mistérios Gozosos Mistérios Gloriosos

 

 

Obs : * Veja que  ordem dos terços e  respectivos mistérios não corresponde à seqüência Rosário que estudamos, que são:   Os Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos.  No entretanto, a aplicação desta seqüência durante os dias da semana, Sua Santidade esclarece na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae:

 “Segundo a prática corrente, a segunda e a quinta-feira são dedicadas aos “mistérios da alegria”, a terça e a sexta-feira aos “mistérios da dor”, a quarta-feira, o sábado e o domingo aos “mistérios da glória”. Onde se podem inserir os “mistérios da luz”? Atendendo a que os mistérios gloriosos são propostos em dois dias seguidos –sábado e domingo – e que o sábado é tradicionalmente um dia de intenso caráter mariano, parece recomendável deslocar para ele a segunda meditação semanal dos mistérios gozosos, nos quais está mais acentuada a presença de Maria. E assim fica livre a quinta-feira precisamente para a meditação dos mistérios da luz.” (No terço antigo, meditavam-se os Mistérios Gozosos na quinta e, os Gloriosos, no sábado)

Papa João Paulo II

– Ao final do terço, reza-se a Salve Rainha. 

– Reconhecendo a necessidade, o mérito e a excelência da Ave-Maria, é uma prática salutar a reza da Ladainha de Nossa Senhora e também a oração de São Bernardo, após a recitação do Santo Rosário: 

= Salve Rainha = 

AGRADECIMENTO

 Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos:

 Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura e esperança nossa, salve!  A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito é o fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. 

 

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.