Caravanas de 42 municípios participaram da Romaria do Apostolado da Oração no Santuário de Vera Cruz

Caravanas de paróquias de 42 municípios participaram, no domingo, 18 de setembro, da 37ª  edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, realizada pelo Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz/SP. O evento voltou a ser presencial após dois anos, devido à pandemia. As caravanas somaram mais de 1.400 pessoas, sem contar o público flutuante que visita a cidade em solenidades especiais e a comunidade envolvida na organização do evento. A missa festiva foi presidida por Dom Luiz Antonio Cipolini, Bispo Diocesano de Marília, e concelebrada pelos padres Maurício Sevilha, pároco do Santuário de Vera Cruz, Marcos Ortega (Paróquia Imaculada Conceição, de Parapuã) e Luiz Eduardo Cardoso de Sá (Paróquia São Sebastião, de Marília).

Neste ano, foi abordado o tema “Sagrado Coração de Jesus, reinflama em nós a chama da fé, da oração e da caridade operante”. Além da missa festiva, a programação contou acolhida dos romeiros, procissão, apresentação com o tema: “A força da devoção ao Sagrado Coração de Jesus – o ‘Detém-te’”, e Adoração ao Santíssimo Sacramento com renovação da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus e envio missionário.  

A comunidade de Vera Cruz acolheu romeiros das cidades de São José do Rio Preto, Avaré, Chavantes, Assis, Marília, Guaimbê, Itápolis, Rosália, Presidente Prudente, Lins, Tarumã, Lençóis Paulista, Cabrália Paulista, Oriente, Pederneiras, Osvaldo Cruz, Dracena, Birigui, Pompeia, Rinópolis, Iacri, Sabino, Arco-íris, Flora Rica, Adamantina, Salmourão, Irapuru, Pracinha, Bauru, Herculândia, Birigui, Mariápolis, Tupi Paulista, Tupã, Maracaí, Avanhandava, Parapuã, Pirajuí, Promissão, Penápolis, Bastos, Sagres.            

A HISTÓRIA DA ROMARIA

Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria em Vera Cruz, sendo a primeira concentração religiosa, junto com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades, entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã, entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões,  jardineiras, carroças, trens e outros). Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com 10 carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.

“A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros,” disse Monsenhor Florentino Santamaria, o Reitor do Santuário à época.

A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Nessa época, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós-guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

Consolidação

As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria, e não pararam mais, exceto nos dois últimos anos, devido à pandemia. O encontro, ano após ano, solidifica o amor pelo Sagrado Coração de Jesus.

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

sscjesus.paroquia.net.br 

1 comentário

  • Nueli de Paiva disse:

    Encontro inesquecívelq o sagrado coração de Jesus nos fortaleca cada vez mais na oração junto com nossos irmãos Apostolado Deus Abençôe cada vez mais nosso santo Padre nossos Bispos nossos sacerdotes. Nossos religiosos e religiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.