Hoje a Diocese de Marília, que foi criada em 16 de fevereiro de 1952, através da bula “Ad Episcoporum Munus”, agradece a Deus pelos 60 anos de sua criação. Ela foi desmembrada da diocese de Lins. O decreto de criação foi assinado pelo Papa Pio XII. Para determinar os seus limites territoriais, foram utilizadas as divisas naturais da região. Assim sendo, a Diocese de Marília foi formada pelos municípios localizados entre o Rio Aguapeí, ou Rio Feio, e o Rio do Peixe.
Apesar de ser criada no dia 16 de fevereiro, a instalação da diocese de Marília ocorreu no dia 12 de outubro do mesmo ano. Inicialmente permaneceu sob os cuidados de Dom Henrique Gelain, então bispo diocesano de Lins, mas simultaneamente empossado administrador apostólico da nova diocese. Dois anos depois da criação, em 21 de março de 1954, Dom Hugo Bressane de Araújo, chegou à Diocese de Marília como administrador apostólico e em dezembro do mesmo ano foi empossado como o seu primeiro bispo diocesano. Dom Daniel, o segundo bispo diocesano, tomou posse no dia 23 de abril de 1975. E no dia 9 de dezembro de 1992 D. Osvaldo tomou posse como o terceiro bispo da Diocese. D. Osvaldo governa a diocese até os dias atuais. Ele pediu renúncia de tal ofício pelo fato de ter completado 75 anos de idade, mas a Santa Sé acolheu seu pedido e lhe pediu para continuar no governo da diocese até a nomeação do novo bispo diocesano de Marília.
Atualmente a Diocese faz divisa com Mato Grosso do Sul e com as dioceses de Araçatuba, Presidente Prudente, Lins, Assis, Bauru e Ourinhos.
Oração
Senhor, Pai bondoso, a Diocese de Marília, ao celebrar 60 anos de existência, vem a Ti para te agradecer, pois reconhece em Ti o Deus que, no teu Filho Jesus Cristo e no amor do Espírito Santo, nos chama, nos ensina e nos envia para todos salvar.
Senhor, Pai bondoso, a ti elevamos um hino de louvor e gratidão por este tempo de fecunda evangelização e catequese realizado por nossos três bispos, pelos muitos sacerdotes, religiosos e religiosas, e também pelos milhares de leigos e leigas que doaram e doam generosamente suas vidas na construção de nossa Diocese de Marília. Todos eles se aproximaram de Ti com o desejo de conhecer, amar e servir-te, tornando-se seus discípulos missionários pela causa do teu Reino.
Senhor, Pai bondoso, em tua infinita misericórdia, concedei-nos o perdão pelas vezes que não correspondemos ao teu desejo de nos ver reunidos na unidade de um só povo. Confiantes no teu imenso amor, nós Te pedimos um renovado vigor pastoral. À Luz da Conferência de Aparecida e seguindo nossos pastores, tornai sempre mais frutuosa a nossa missão de discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Senhor Jesus, ajudai-nos em tudo a seguir teu exemplo, para que possamos viver cada vez mais dedicados, com zelo e generosidade, com novo ardor e assim, com nossas vidas, testemunhar o Teu amor; dai-nos, Senhor Jesus, coragem para enfrentar os grandes desafios da ação evangelizadora; enviai-nos mais operários para tua messe, a fim de que o teu Reino de amor, verdade, justiça e paz se torne realidade na vida de cada pessoa, em cada comunidade, cada paróquia e em toda a nossa diocese.
São Pedro, nosso padroeiro, intercedei por nós nesta missão que nos foi confiada na Diocese de Marília, amém!
Pascom Diocese