Após o Curso de Atualização do Clero, a Diocese de Marília promoveu, dos dias 26 a 28, na cidade de Tupã, o Curso de Atualização para Leigos. Seguindo o mesmo roteiro temático da Atualização do Clero, os leigos assistiram às palestras que versavam sobre o tema Dimensão Bíblica na Pastoral Catequética, abordado pelo Pe. Luiz Gonzaga Bolinelli, da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, da Diocese de Santos. O Pe. Luiz Gonzaga também é assessor da Comissão Bíblico-Catequética de sua diocese, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul I e membro do Grecat (Grupo de Reflexão Catequética) da CNBB.
Também assessorou o curso, o Ms. Pe. Sidnei de Paula Santos, professor de Bíblia na Faculdade João Paulo II (Fajopa) e vigário da Paróquia São Miguel de Marília.
O início do curso deu-se por volta das 19h da sexta (26) no Centro de Convivência Mons. Afonso Haffner, da Paróquia São Pedro Apóstolo. Sendo acolhidos pelo Coordenador do Conselho Diocesano de Pastoral, Sandro José Fonseca Manzano, e após a oração inicial, todos se dirigiram ao Hotel Tamoios para jantar e, em seguida, retornaram para a palestra inicial do Pe. Luiz Gonzaga. Mais de cem leigos de todas as Regiões Pastorais da Diocese estiveram reunidos representando as paróquias.
Dom Osvado Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, presidiu a missa que deu início à programação de hoje (27/08). Em sua homilia, Dom Osvaldo destacou o exemplo de Santa Mônica como modelo perseverança na caminhada cristã, motivando os leigos a seguirem seus passos. O Bispo Diocesano também comentou sobre a importância do curso: “Como batizados, somos todos membros do Reino de Deus. Mas o que Deus quer de nós é que sejamos verdadeiramente seus discípulos, seguindo seus passos, procurando sua Palavra e vivendo plenamente a sua proposta, para que sejamos seus seguidores e missionários. Por isso, estamos preparando os leigos e leigas para que assumam realmente o batismo e a vivência plena como cristãos seguidores de Jesus”, disse.
Em sua palestra pela manhã do sábado (27), o assessor teve como base de sua reflexão as Diretrizes Pastorais para a Ação Evangelizadora no Brasil de 2011 a 2015. Sua proposta é de motivar os participantes para uma renovação na ação catequética da Igreja, preocupada com as necessidades do atual perfil cristão e os desafios da conversão pessoal, da inserção e compromisso com a comunidade.
“O que queremos ajudar as pessoas a entenderem que no processo de evangelização a iniciação à vida cristã é algo marcante, onde devemos levar as pessoas a ter um encontro verdadeiro com Jesus Cristo de tal forma que esse encontro tenha conseqüências no jeito dessa pessoa agir. E com isso ser uma pessoa que, por viver intensamente a sua fé, ajude esse mundo a ficar diferente, a ficar melhor”, explicou o Pe. Luiz Gonzaga
As palestras aconteceram nos períodos da manhã e da tarde sendo intercaladas por momentos de Lectio Divinaconduzidos pelo Pe. Sidnei.
Após uma última palestra proferida no período da tarde de domingo (28) pelo Pe. Sinei, os participantes se confraternizaram com um pequeno lanche servido pela paróquia e retornaram às suas paróquias. Pôde-se perceber durante todo o curso a satisfação dos leigos e o entusiasmo em voltar às comunidades com um novo ardor evangelizador.
PASCOM DIOCESE DE MARÍLIA