De 27 de outubro a 01 de novembro, aconteceu em Natal, RN, o 8º Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, com a presença de jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação de todo o Brasil, no campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Nossa diocese foi representada pelo coordenador diocesano da Pascom, Pe. Danilo Nobre dos Santos. Durante sua permanência em Natal, padre Danilo participou das diversas atividades propostas no evento e destacou a partilha de experiências de grupos de várias partes do Brasil, no período da tarde nos Grupos de Trabalho.
O 8° Mutirão Brasileiro da Comunicação, foi organizado de modo que ocorressem palestras e debates na parte da manhã e as partilhas e apresentações, nos Grupos de Trabalho na parte da tarde. No dia 28, ocorreu a conferência: Comunicação e participação cidadã: meios e processos, proferida pelo Prof. Dr. Muniz Sodré (Prof. Emérito da UFRJ). No dia 29, o seminário: Comunicação comunitária e construção da cidadania, com a Dra. Raquel Paiva (UFRJ) e debatedores: Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (UFRN); Pe. Manoel Filho (Arquidiocese de Salvador – BA), sendo o mediador, Dom Dimas Lara Barbosa – Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.
Já no dia 30, terceiro dia do Mutirão, ocorreu o seminário: Jornalismo Público e cidadania, com o Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR) e debatedores: Pe. Ermanno Allegri (Agência Adital); Jornalista/Advogado: Marcos Guerra (Natal), tendo como mediadora a Profa. Dra. Kenia Beatriz Maia (PPgEM/UFRN).
De modo geral, os professores evidenciaram a importância da Igreja, através de seus meios de comunicação, que devem ter um olhar sobre os fatos diferente do empregado pela grande mídia. O jornalismo baseado no Iluminismo busca sempre uma visão racional, enquanto a Igreja valoriza também o coração. A principal inspiração está em Cristo que utilizava parábolas. Assim devemos resgatar esse hábito de, mais do que narrar acontecimentos, narrar histórias dos personagens envolvidos nos fatos. Ver suas histórias e de como o Evangelho modificou suas vidas. O exemplo dos jornais paroquiais e diocesanos foi citado. Mais do que ter artigos assinados, estes deveriam ter historias de pessoas da comunidade, de testemunhos do Evangelho em suas vidas.
No dia 1 de novembro foi a vez do Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro, da Universidade de São Paulo (USP) palestrar no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em sua explanação, o prof. Chaparro diz que os jovens jornalistas precisam ter consciência de que o “jornalista não é só aquele que emite uma mensagem, mas que é também um mensageiro”. Segundo o docente, o jornalista tem de entender que vale a pena ser comunicador, mas “é necessário que se faça mergulhos para descobrir os contextos de determinado fato, a fim de assumir o posto de mensageiros”.
O evento teve seu encerramento marcado por uma apresentação artística da cantora e compositora Elba Ramalho que, na oportunidade partilhou um pouco de seu testemunho de vida enquanto cristã católica e os projetos que apoia em defesa da vida, na luta contra o aborto.
O Muticom ocorre a cada dois anos e em 2015 o mutirão será em Vitória, ES.