O ano de 2014 será marcado por grandes acontecimentos na comunidade paroquial de Vera Cruz. Além da paróquia completar 80 anos no dia 21 de dezembro, sendo a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini fará a Visita Pastoral na Região I da Diocese de Marília, e, consequentemente, em nossa comunidade. Ainda sem data marcada, Dom Luiz permanecerá alguns dias em Vera Cruz com intuito de estar mais próximo dos fiéis e partilhar experiências, principalmente de âmbito pastoral.
Saiba mais sobre a Visita Pastoral:
A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, possivelmente, de cinco em cinco anos. Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar idéias e buscar a mútua ajuda na Diocese. A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença. É também oportunidade de agradecer e chamar todos os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa.
Com a Visita Pastoral, o Bispo pode avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização. É momento de avaliar como a Paróquia e suas comunidades estão colocando em prática as Diretrizes da Ação Evangelizadora e os compromissos comuns assumidos na Diocese.
Pode-se dizer que a Visita Pastoral é uma ação apostólica que o Bispo exerce, animado daquela caridade pastoral que o apresenta concretamente como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular que é a Diocese (LG, n.23). É o grande acontecimento eclesial da missão do Bispo que exerce o seu múnus de santificar, evangelizar e reger o povo de Deus.
A Visita Pastoral também serve para o Bispo saudar, ver, escutar, conhecer o seu povo e ser conhecido. Por isso, o Bispo procura visitar as comunidades, escolas, prefeitura e instituições, bem como alguns doentes e idosos, na medida em que o tempo o permite.
A Visita Pastoral é preparada e organizada pelos párocos e lideranças. Eles procuram discernir o que é prioritário na programação.
O Bispo celebra a Eucaristia nas comunidades (crisma), faz a pregação da Palavra de Deus, renova a fé do povo, revisa a caminhada da comunidade, observa a situação pastoral, jurídica, econômica, religiosa e organizativa das comunidades. Também verifica o livro tombo da Paróquia, os livros dos batizados e casamentos e a situação da secretaria.
Portanto, a Visita Pastoral é um momento de oração, encontro, alegria, revisão, confirmação da fé e de renovação dos relacionamentos com os presbíteros, diáconos, religiosos (as), lideranças, juventude e povo de Deus. As lideranças são fortalecidas e as comunidades adquirem novo ânimo e fortalecem o espírito missionário.
(Fonte do Texto: Diocese de Cachoeira do Sul, RS)
Pascom