
A comunidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus se prepara para viver um momento especial neste domingo, 3 de agosto, com a peregrinação à Catedral São Bento, em Marília, dentro do espírito do Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança.
A programação para quem irá de carro começa às 7h30, com saída defronte ao Santuário. Os motoristas que tiverem lugares disponíveis são convidados a oferecer uma “carona solidária”.
Às 8h, os peregrinos se reunirão no Colégio Cristo Rei (em Marília) para um café compartilhado. Cada participante é convidado a levar algo para dividir com o grupo.
Logo após, às 8h30, acontecerá a caminhada até a Catedral, com momentos de oração e meditação. A chegada está prevista para 9h30, seguida da missa às 10h.
O encerramento será com a missa na Catedral. Importante destacar que não serão celebradas missas pela manhã no Santuário em Vera Cruz, devido à participação na peregrinação.
Vivamos este tempo jubilar como verdadeiros peregrinos da esperança.
Jubileu Peregrinos da Esperança 2025:
A palavra “Jubileu” vem do instrumento usado para anunciar o início de um ano específico “yobel” – que era o chifre do carneiro que soava para anunciar esse tempo especial.
No antigo testamento, encontramos uma primeira ideai do que era o ano jubilar: convocado a cada 50 anos, já que era o ano “extra” que se vivia a cada sete semanas de anos (cf. Lv 25,8-13).
Desde sua origem o Jubileu foi proposto como ocasião para reestabelecer uma relação com Deus, entre as pessoas e com a criação”. O que também se dava pelo perdão de dívidas, a libertação de escravos, a restituição de terrenos e o repouso da terra. Também chamado de “Ano Santo”, o jubileu é um tempo onde se experiment de uma forma mais intensa a ação transformadora e santificante de Deus na vida das pessoas.
Em 2025 celebramos o Jubileu Peregrinos da Esperança! Toda a igreja é convidada a participar das atividades que acontecerão durante todo o ano em Roma e em nossas dioceses, aqui no Brasil. A peregrinação à porta Santa, a reconciliação sacramental, a oração, a liturgia, a profissão de fé e as indulgências plenárias, são sinais que marcam este tempo de graça.