Há exatamente um ano, no dia 7 de julho de 2013, Dom Luiz Antônio Cipolini, bispo da Diocese de Marília, recebia a ordenação episcopal na cidade de São João da Boa Vista. Dom Luiz Antônio foi ordenado pelo bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom David Dias Pimentel e pelos bispos co-ordenantes Dom Pedro Carlos Cipolini, irmão de Dom Luiz Antônio e bispo da Diocese de Amparo, e Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito da Diocese de Marília. Na ocasião, Dom Luiz foi o primeiro bispo brasileiro nomeado pelo Papa Francisco. Uma caravana de Vera Cruz participou da Santa Missa de ordenação. Sendo o quarto bispo diocesano de Marília, tomou posse no dia 4 de agosto de 2013. Seu lema episcopal é: “Permanecei no meu amor”.
A comunidade de Vera Cruz saúda nosso bispo, desejando muita paz, alegrias, perseverança e bençãos do Sagrado Coração de Jesus em sua missão episcopal. Oremos pelo episcopado de nosso querido bispo diocesano.
Confira as fotos da caravana de Vera Cruz:
Confira a biografia de Dom Luiz:
Dom Luiz Antônio Cipolini nasceu no município de Caconde, no dia 8 de julho de 1962. Completou seus estudos em Filosofia (1980-1982) e Teologia (1982-1986) no “Centro de Estudos Arquidiocesano de Ribeirão Preto”, na arquidiocese homônima. Em seguida, entre os anos de 1992 e 1994 obteve seu mestrado em Teologia Moral no Alfonsianum de Roma.
Sendo ordenado e incardinado no clero de São João da Boa Vista, foi reitor do Seminário Diocesano de Teologia, no município de Mogi Guaçu e professor de ética no “Centro Universitário de Administração – UNIFAE” em São João da Boa Vista. Desde o ano de 2002 foi docente de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). No ano de 2006 ministrou aulas e foi diretor do Instituto de Filosofia Coração de Maria. Até a sua ordenação episcopal foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São João.
Confira o significado do brasão episcopal de Dom Luiz Antônio:
– A Cruz dourada, o chapéu prelatício e os pendentes verdes sobre o escudo representam a dignidade do ministério episcopal.
– O cordeiro representa o título aplicado a Jesus Cristo Ressuscitado.
– O livro representa a palavra de Deus que é ativa e eficaz na história. Os sete selos da Bíblia são marcas de garantia e proteção do Espírito (Jo 1, 1.14; 6.68. Ef 1.13; 4, 30. Ap 7, 2; 9,4)
– O cálice representa a Eucaristia, ceia pascal, sangue eucarístico: é a verdadeira bebida e penhor da paz e do perdão de Deus (Hb 12, 24)
– A luz simboliza a devoção à Virgem Maria, Mulher esta vestida de sol e a lua sob os seus pés (Ap 12, 1).
– Lema: ‘Permanecei no meu Amor’. Jesus Cristo nos ama e se entrega por nós. Seu amor supera tudo, até o fim (Jo 15, 9).
Pascom Vera Cruz