Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-10-2012, Gaudium Press) – “Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã” foi o tema proposto pelo Santo Padre para as intenções gerais das orações do Apostolado da Oração neste mês de outubro.
A proclamação do Evangelho foi, desde sempre, a missão principal da Igreja, mas a evangelização tem que encontrar continuamente novos caminhos de anúncio. Foi precisamente este o tema do Sínodo dos Bispos de 1974 e, a partir daí, os Papas João Paulo II e Bento XVI pediram uma “nova evangelização”. Esta pretende levar o Evangelho usando novos métodos de apresentar a Boa Nova (sobretudo usando as novas tecnologias da comunicação), aos países de antiga evangelização, onde o Evangelho está “moribundo”.
A intenção missionária proposta pelo Papa Bento XVI para este mês é “para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja ocasião de um renovado empenho na evangelização”.
No dia 21 de Outubro, penúltimo domingo do mês, celebra-se, tradicionalmente, o Dia Mundial das Missões. Neste ano ele terá como tema: “Chamados a fazer brilhar a Palavra da verdade”.
Todos somos chamados a anunciar a Palavra de Deus. O Evangelho não é dom só para aquele que o recebeu; é um dom que deve ser partilhado, uma Boa Notícia que é preciso comunicar.
A cooperação na obra evangelizadora não pode se limitar a alguns momentos ou ocasiões particulares, mas estão incluídas nela todas as atividades do cristão. A dimensão missionária da Igreja é essencial e, portanto, deve estar sempre presente, não pode ser considerada apenas como uma das muitas atividades pastorais.
O Dia Mundial das Missões não pode constituir um momento isolado no decurso do ano, mas deve oferecer uma ocasião importante de meditarmos na nossa vocação missionária e como estamos a realizá-la. (JSG)
Com informações da Rádio Vaticano