RIO DE JANEIRO, 29 Fev. 12 / 05:40 pm (ACI/EWTN Noticias)
O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, em visita ao Rio de Janeiro desde o dia 27 afirmou nesta terça-feira, 28, após reunir-se com o prefeito e o governador do Rio de Janeiro, que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai maravilhar o povo brasileiro e felicitou o Comitê Local Organizador pelos trabalhos de preparação.
Na entrevista aparecida na página da Arquidiocese carioca, o purpurado afirmou que “A JMJ é um evento extraordinário, é uma manifestação da Igreja jovem, cheia de entusiasmo e de ardor missionário. Eu tenho certeza de que a JMJ vai maravilhar o povo brasileiro com a quantidade de jovens que virão de todo o mundo, especialmente da América Latina e do Brasil. Conhecendo a realidade das jornadas e do Brasil, nós temos certeza de que será um exemplo de grande participação dos jovens”.
De acordo com o Cardeal Rilko — que junto com representantes do PCL veio à Cidade- Sede da próxima JMJ para saber sobre o andamento dos trabalhos de preparação para 2013 —, “o Comitê Organizador Local (Col) faz um trabalho maravilhoso a nível de competência e entusiasmo”, especialmente com relação à “preparação pastoral do evento”.
O Cardeal presidente também afirmou que o Papa Bento XVI acompanha todos os preparativos para a JMJ 2013com muita atenção e interesse, e expressou a gratidão do Sumo Pontífice:
“Eu queria, em nome do Papa, agradecer ao Rio de Janeiro e ao Brasil por esse grande dom que faz a Igreja do mundo inteiro acolher a próxima edição da JMJ”, disse.
O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno, acrescentou que as “impressões do Cardeal Rilko são altamente positivas”. Ele está impressionado com a cidade, com os trabalhos que já foram feitos até agora e com a colaboração das autoridades.
“O Cardeal Rilko está muito impressionado, sobretudo, com essa participação tanto do governo municipal como também do governo estadual em colaborar com a Igreja e a Arquidiocese para preparar este grande evento”, afirmou Dom Damasceno.
Para o Arcebispo do Rio e Presidente do Instituto JMJ, Dom Orani João Tempesta, a colaboração das entidades governamentais têm sido eficazes.
“O governo está ajudando a preparação para a JMJ dando a estrutura necessária, que compete ao governo do estado, ao governo federal e municipal, com relação a locais, a deslocamentos, às vias públicas, à segurança (…), de modo que o governo se empenha também em fazer do Rio de Janeiro um lugar ainda mais seguro para que os jovens do mundo todo venham participar com tranquilidade”, afirmou o arcebispo o Rio.
De acordo com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, um momento importante da visita do PCL à cidade poderá acontecer no dia 1º de março, às 19h30, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant´Ana, no Centro.
“O Cardeal Rilko manifestou seu interesse em estar com os jovens, num momento de oração como o da Igreja de Sant´Ana, que será uma ocasião oportuna para ele sentir o entusiasmo e a vibração dos jovens cariocas para a jornada do próximo ano”, destacou o bispo.
Entre as atividades da comitiva – que conta ainda com o Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e os Padres João Chagas e Anísio José – estão previstas reuniões com os representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e visita a locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI.
No dia1º de março, quando a cidade comemora seu aniversário de 447 anos, Stanislaw Rilko presidirá uma missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. A visita segue até o dia 2 de março.