Recém-criada na Paróquia do Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz, o movimento Jufram – Juventude Franciscana Missionária, já se mobiliza no trabalho voluntário e desenvolve várias ações. Uma delas foi a Campanha de Doação Voluntária de Sangue para colaborar com o Hemocentro de Marília.
A Pastoral nasceu a partir de anseios em comum de jovens cristãos, com vontade de realizar ações franciscanas de acordo com as necessidades sociais do nosso cotidiano, como Gabriel Santana de Moraes, Gilson Souza, Flávia Cappi Machado e Eduardo Polastro. A iniciativa foi prontamente acolhida pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega.
O trabalho é pautado na espiritualidade franciscana com orações contritas e trabalhos com os mais necessitados. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde outubro de 2014 onde cada membro se dispõe a retribuir seu dom para a comunidade de forma pastoral. Assim acontece com as professoras que ensinam inglês, com os professores que criaram um grupo de teatro infantil na comunidade São José, pela assistência jurídica aos idosos.
Como última ação concreta, surgiu a ideia de promover a Campanha de Doação de Sangue para ajudar o Hemocentro de Marília, já que o estoque sempre fica abaixo do normal nos meses de dezembro e janeiro, quando os índices de acidentes aumentam.
A ação foi desenvolvida no sábado, 17 de janeiro, e contou com a participação de 17 pessoas, das quais 14 puderam efetivar a doação. Acompanharam os doadores o coordenador da Jufran, Gabriel Santana de Moraes, e os integrantes da Pastoral, Flávia Cappi Machado e Ronaldo Aguiar, este responsável pelo contato com o Hemocentro.
“Foi um gesto concreto de ajuda ao próximo e que mobilizou vários jovens de nossa comunidade. Foi uma experiência extremamente gratificante e que já rendeu várias manifestações de outras pessoas que querem colaborar”, manifestam os coordenadores da Campanha, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal na cessão do transporte.
Outras ações serão desenvolvidas pela Jufram, dentre elas a luta pela aquisição de remédios de alto custo, para idosos que infelizmente não conhecem as leis que lhes garante este direito.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Vera Cruz – SP
(14) 3492 1674