A Paz de Cristo esteja com todos!
Em outubro de 2012, iremos, mais uma vez, eleger os nossos representantes municipais – prefeito, vice- prefeito e vereadores.
Uma grande responsabilidade e uma importante missão, que recaem sobre todos nós, porque somos cidadãos.
Cidadão é toda pessoa que vive na cidade. Cidadania é o exercício dos direitos atribuídos ao cidadão. Além disso, somos cristãos, discípulos de Cristo e membros da Igreja, inserida na sociedade, que se empenha por uma vida digna e justa para todos, sem exceção.
Estamos num momento muito particular e muito importante chegando a uma nova eleição em nossas cidades. Pode parecer no Brasil excesso, mas é também oportunidade. Oportunidade de confirmar a opção que fizemos em eleições passadas ou repensar se modificar o que não vemos como bom e justo
O processo eleitoral deve ser algo tão importante a cada pessoa, e principalmente aos cristãos, porque tem o dever de defender a vida seguindo seu Mestre, que, por amor, deu a vida por todos nós. Se formos pensar bem nas escolhas que fazemos ou na motivação que temos para fazê-las, vamos descobrir que podemos mudar o rumo das coisas ao fazermos uma opção correta e não deixarmos que o exercício da cidadania seja algo viciado, que leva em conta interesses pessoais em detrimento do coletivo.
Tempo de eleição é um tempo de esperança e não de descrédito. E mais uma chance que temos para nos renovar, de redirecionar as coisas ou fortalecer o que está dando certo.
O cristão nessa hora é chamado a fazer a diferença e principalmente fazer diferente.
Conheça os candidatos, veja sua vida, o que ele defende, onde atua e por quem está se candidatando. Denuncie a compra de votos e toda forma de corrupção. Quem se deixa corromper é tão errado quanto aquele que corrompe.
Não se deixe enganar com a idéia de que nada muda. A mudança começa com você. Partilhe e compartilhe os seus pensamentos, suas angústias com seus irmãos e acredite que essa oportunidade é graça de Deus em sua vida.
No exercício da cidadania, vamos atuar com coragem e sermos portadores da mensagem de esperança que esse momento nos propicia. O cristão deve ser alguém que se arrisca e, diante dos desafios, não esmorece.
Façamos dessa eleição um momento particular em nossa vida e na defesa de nossas cidades. Sejamos intransigentes defensores dos valores cristãos.
Ouçamos o que São Paulo diz aos fiéis: “Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, para que possamos levar uma vida calma e tranqüila, com toda e piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador” (I Carta de Paulo a Timóteo 2,1-3).
Dom Osvaldo Giuntini
Bispo Diocesano