Entre tantas celebrações do mês de outubro, uma das mais doces é a dos anjos da guarda. A Igreja celebra a festa dos anjos da guarda no dia 2 de outubro, um momento em que somos incentivados a refletir sobre a presença e a assistência desses anjos em nossas vidas. Durante a liturgia, a Igreja também se associa aos hinos angelicais, reconhecendo a glória de Deus refletida em seus anjos.
A tradição da Igreja Católica ensina que cada pessoa tem um anjo guardião, cuja missão é proteger, guiar e interceder por ela ao longo da vida. Isto está fundamentado em passagens bíblicas e na doutrina dos Santos Padres, que afirmam que os anjos são enviados por Deus para servir aqueles que herdarão a salvação (Hb 1, 14) e que têm um papel ativo na vida espiritual dos fiéis.
A devoção aos anjos da guarda tem raízes profundas na história da Igreja. Desde os primeiros séculos, os cristãos têm reconhecido a importância desses seres celestiais. São Basílio Magno, por exemplo, ensinou que “cada membro da Igreja tem um anjo guardião para proteger, guardar e guiar”. A prática de invocar a proteção dos anjos é uma expressão de gratidão a Deus por ter designado esses espíritos celestiais para cuidar de nós.
A devoção aos anjos da guarda não apenas promove um sentimento de segurança e proteção, mas também encoraja uma vida de fé mais consciente, lembrando-nos de que estamos sempre na presença de Deus e de seus mensageiros celestiais. A prática de confiar nos anjos da guarda é uma forma de reconhecermos a providência divina e a constante assistência que Deus oferece a cada um nós, seus filhos.
Muitos de nós aprendemos alguma oração ao anjo da guarda quando criança e, com o passar do tempo, deixamos de rezá-la, mas a devoção ao anjo da guarda não é coisa de criança, é coisa de quem sabe que tem um amigo próximo, enviado por Deus para nos ajudar a chegar no céu.
De todo coração eu desejo que todos nós retomemos a devoção ao nosso anjo da guarda, nosso amigo, nosso guia.
Rezemos juntos!
– Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, Amém!
Que nosso anjo da guarda seja nosso melhor amigo!
No Coração de Jesus e Maria,
Frederico Coqueiro Dias