Monsenhor Nivaldo Celebrará Missa pelos 5 Anos de Ministério Sacerdotal em Vera Cruz

No dia 17 de Janeiro, sexta-feira, Monsenhor Nivaldo Resstel celebrará uma Missa em ação de graças pelos 5 anos de seu ministério sacerdotal na cidade de Vera Cruz. A partir desta data o sacerdote não atuará mais na cidade de Vera Cruz, deixando um legado que marcou a história desta comunidade.

Monsenhor Nivaldo Resstel, foi empossado administrador paroquial e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus pelo bispo da Diocese de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, em 17 de janeiro de 2009. Nos 5 anos reavivou o espírito comunitário e deu força ao trabalho pastoral da comunidade de Vera Cruz:

O primeiro ano de Monsenhor Nivaldo em Vera Cruz, em 2009, foi marcado por grandes festas. Foi aberto a ano jubilar em comemoração aos 75 anos do Santuário Sagrado Coração de Jesus e Padre Nivaldo, com objetivo de movimentar a comunidade, trouxe as Missões Redentoristas para Vera Cruz, que aconteceu do dia 03 ao dia 12 de outubro. A comunidade pode contemplar a vinda de missionários redentoristas que reavivaram os setores de nossa paróquia. Ainda hoje, todos os anos, Vera Cruz participa de encontros anuais em Aparecida, por ocasião das Santas Missões. Também em 2009 houve a troca de todos os bancos do Templo Votivo, pois os anteriores estavam muito antigos, envelhecidos e escuros.
Mas o que mais marcou e abrilhantou a história da comunidade de Vera Cruz neste ano foi a comemoração do jubileu de ouro de ordenação sacerdotal de Monsenhor Nivaldo, no dia 19 de dezembro. Padre Nivaldo foi o terceiro Padre a comemorar esta data no Santuário. No mesmo ano, o novo sacerdote, trouxe de Roma, uma Benção Apostólica do Papa Bento XVI para o Ano Jubilar que se estendeu a toda comunidade de Vera Cruz. Juntamente com os ascendentes de Benedito Calixto, conseguiu todo o acervo de plantas e projetos de pintura, vitrais de nosso Santuário. São centenas de documentos a qual destacam todo o desenvolvimento arquitetônico deste Templo e hoje se encontram na biblioteca municipal.

Para o ano de 2010, Monsenhor Nivaldo fortaleceu o trabalho feito pelas Missões Redentoristas e se empenhou incansavelmente na melhoria da espiritualidade e do trabalho pastoral da comunidade de Vera Cruz. Neste ano também iniciou a reforma da casa paroquial, que se encontrava muito deteriorada, e realizou melhorias na parte externa do Santuário.

O sacerdote, também em seu segundo ano em Vera Cruz, reiniciou as obras da Capela de São José, que se encontravam bem no início e paralisadas. Aos poucos a capela foi se formando e a vida comunitária na Vila da Paz foi se desenvolvendo. Cabe destacar que em pouco tempo, a Capela recebeu reboco, portas, contrapiso, teto, iluminação, piso, sacrário e novos bancos. Hoje, todos os domingos, às 17h, há Missa na Comunidade São José e algumas pastorais já estão formadas.

Neste tempo houve um grande e significativo fortalecimento da Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar e ECC. Estimulando muitos eventos, encontros, reuniões, romarias e a própria participação e envolvimento dos fiéis na Igreja, Padre Nivaldo começou a reavivar o espírito comunitário da paróquia.

No ano de 2011, entre os dias 12 e 18, foi marcado pela presença dos Arautos do Evangelho no Santuário. Durante as Missões Marianas a comunidade de Vera Cruz vivenciou dias de conversão, graças e fraternidade. O Templo Votivo foi consagrado ao Imaculado Coração de Maria, em documento assinado por Monsenhor Nivaldo, e foi instituído o Terço dos Homens. Até hoje, se reflete o sólido crescimento da devoção mariana em nossa paróquia por ocasião da vinda dos Arautos. Toda segunda-feira cerca de 200 homens meditam os mistérios desta santa devoção e louvam a Virgem Mãe de Deus.

Também no ano de 2011, Monsenhor Nivaldo fortaleceu a Pastoral da Comunicação. Foi criado um novo, moderno e dinâmico site para o Santuário, que hoje tem acessos de todo Brasil e de alguns países como Itália, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Colombia e França. No mesmo ano, com apoio do Padre, a Pascom lançou o Informativo paroquial “Comunicando” (nome dado pelo próprio Pe. Nivaldo) que hoje se encontra em seu segundo ano e na décima primeira edição. Também neste ano a pastoral inseriu a comunicação do Santuário nas mídias sociais como o facebook (quase 5000 seguidores) e twitter. Com as gravações de vídeos nos eventos de nossa comunidade, aproximou nossos pastores (Dom Osvaldo e Dom Luiz) e forneceu homenagens e catequeses a nossa comunidade.

O ano de 2012 também foi marcado pelo desenvolvimento Pastoral e espírito comunitário. Neste ano o sacerdote iniciou as reformas do Salão das Quermesses adequando este centro de eventos para abrigar festas, reuniões de pastorais, encontros e atividades paroquiais. Mesmo ainda sem terminar as reformas, o salão, que antes não possuía conforto para abrigar eventos, agora possui ampla cozinha, churrasqueira, novos sanitários, excelente iluminação e conforto necessário para abrigar eventos da Igreja.

Nos cinco anos que Monsenhor Nivaldo passou por Vera Cruz, ingressaram no seminário João Victor Bonzanini e Gabriel Santana Morais.

No ano de 2013 houve melhorias no som do Santuário. Em grande festa, o sacerdote comemorou seu octogésimo aniversário com Missa transmitida ao vivo pela Pastoral da Comunicação. Foi a primeira Missa transmitida ao vivo pelo site, data escolhida propositalmente pela Pastoral a fim de homenagear este Padre que sempre está apoiando e sempre está ao lado das Pastorais. A Santa Missa teve 300 acessos, principalmente de cidades do estado de São Paulo e Paraná. Também teve um acesso da Itália (Roma) e da Alemanha.

 Em 18 de dezembro de 2013, Monsenhor Nivaldo Resstel, foi nomeado por Dom Luiz Antônio, como Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Dracena, deixando a cidade de Vera Cruz e encerrando-se um ciclo que deu grandes frutos a comunidade.

O sacerdote, durante esses 5 anos, reavivou a juventude da paróquia, o espírito de comunidade e inseriu o Santuário nas comunicações da Santa Igreja. Padre de grande intelecto e sábio, também impulsionou fortemente a participação dos fiéis na Liturgia, incentivou o trabalho da Pastoral Familiar na recuperação de casais sem união, foi firme no trabalho da Pastoral do Batismo, das catequeses de Crisma, Primeira Eucaristia e melhorou com grande expressão a estrutura paroquial.

Demos graças a Deus por grandes frutos e por este legado que Monsenhor Nivaldo Resstel irá deixar para comunidade de Vera Cruz.

Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.