No dia 19 de dezembro de 2013, Monsenhor Nivaldo Resstel, Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, completará 54 anos de sacerdócio. Toda sua vida foi voltada a Cristo Jesus e ao evangelho. O lema de ordenação sacerdotal de Monsenhor Nivaldo é: ” “Padre, por Deus, na Igreja e para os homens”. Padre brilhante, competente e sábio, Monsenhor Nivaldo trabalha muito e atua como administrador paroquial de Vera Cruz há 5 anos. A comunidade se orgulha em te-lo como padre. Que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria continue dando perseverança, fé, caridade e muitas bençãos em seu sacerdócio!
A Santa Missa em ação de graças será dia 19 de dezembro, às 19h30 no Santuário de Vera Cruz e será transmitida pelo site do Santuário. Aqueles que não puderem comparecer, poderão estar em comunhão com o Padre Nivaldo, assistindo a Celebração Eucarística ao vivo pelo site.
Biografia:
Nivaldo Resstel, nascido em 1º de dezembro de 1933, filho de Frederico e Judith Resstel. Natural de Marília, onde passou toda sua infância. Sempre teve muito gosto pela oração e pela música, cantava na rádio de Marília e nas Igrejas. Por volta de seus 10 anos de idade, entrou em contato com o Monsenhor Sornas, padre da cidade de Marília, que o incentivou a ingressar no seminário para ser padre.
Ainda muito jovem, Nivaldo ingressou no Seminário Diocesano de Lins, onde cursou o ginásio e o clássico. Foi para São Paulo, onde continuou seus estudos com os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga. Aluno brilhante, concluiu seus estudos aos 25 anos de idade. Exerceu seu diaconato na cidade de São Paulo. Aos 19 de dezembro de 1959, foi ordenando sacerdote em Marília, pelas mãos do Bispo Diocesano, Dom Hugo Bressane de Araújo na Catedral São Bento.
Seus três primeiros anos de ministério foram exercidos na Catedral de São Bento, auxiliando o pároco Monsenhor Geraldo Majela do Amaral Teixeira. Surgiu, então, a necessidade de construir um seminário na Diocese. Dom Hugo informa a Santa Sé da necessidade, e essa autoriza a criação do Seminário Diocesano São Pio X. O bispo nomeia como primeiro reitor do seminário o jovem padre Nivaldo, que aí permanece por dois anos.
Em 1965, padre Nivaldo foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do município de Oriente. O jovem padre se mostra muito apto com as questões políticas, e com a autorização do bispo, se candidata ao cargo de prefeito. Vence a eleição e se torna prefeito da pequena Oriente na gestão de 1969 a 1973. Padre e prefeito, Nivaldo sempre realizou com muito amor e zelo os dois ofícios na cidade.
Após esse período, foi transferido para a paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã onde permaneceu por 17 anos. Durante esse período foi nomeado Vigário Episcopal da Região II. Sacerdote zeloso e dedicado aos serviços pastorais e sociais, padre Nivaldo foi para Medelín na Colômbia, durante um ano, estudar e se especializar sobre a Pastoral Social da Igreja. Além disso, fez muitas viagens internacionais a título de estudo, congressos e peregrinações. Esteve diversas vezes em Roma, Paris, Lourdes, Fátima, Madrid, Terra Santa entre outras localidades.
Foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, onde permaneceu por nove anos. Recebeu o título de Monsenhor em 21 de dezembro de 1990. Foi transferido para Pompéia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, sendo pároco por oito anos. Depois de ter passado e trabalhado em todas as regiões pastorais da diocese, Monsenhor Nivaldo retorna à Marília, agora, no Santuário Nossa Senhora da Glória, onde ficou durante dois anos. Aos 16 de janeiro de 2009, Monsenhor Nivaldo é empossado como administrador paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz, onde está atualmente.
Está presente na história da Diocese de Marília desde sua fundação, acompanhou muitos acontecimentos ao longo dessa caminhada diocesana. Profundo conhecedor teológico e grande intelectual, tem como característica principal, o gosto em servir á Igreja e aos irmãos com dinamismo, perseverança e dedicação. Depois de 80 anos de vida, sendo 54 de sacerdócio, Monsenhor Nivaldo continua sua missão na Igreja e na sociedade fazendo-se confirmar seu lema de ordenação presbiteral: “Padre, por Deus, na Igreja e para os homens”.
Pascom