O Sacratíssimo Coração de Jesus é uma manifestação de amor por nós! De tal modo que o próprio Jesus o disse a Santa Margarida Maria Alacoque e, assim, a todos nós: “Eis o Coração que tanto amou os homens, e nada poupou até esgotar-se e consumir-se para testemunhar-lhes o seu amor”.
Jesus não pode deixar de manifestar o seu amor por nós a fim de nos atrair a Si, Ele quer ser amado e nos ensinar a amá-Lo e também a nos amarmos uns aos outros.
O Seu Coração aberto na Cruz é como se nos dissesse: “assim se ama”, isto é, sem reservas, entregando-se a si mesmo. A imagem do Coração de Jesus como bem conhecemos manifestado à Santa Margarida Alacoque é encimado pela Cruz e cercado de espinhos para nos lembrar do que sofreu por cada um de nós; em meio às chamas nos lembra que é ardente de caridade, e essas chamas é como se fossem alimentadas pela cruz. Ele nos ensina que o amor é alimentado diariamente pelos nossos pequenos sacrifícios oferecidos a Deus para manifestar o nosso amor às pessoas que nos cercam. Particularmente eu gosto de uma imagem usada por São Josemaria para explica o amor em serviço aos demais na qual ele diz que precisamos por “generosamente o nosso coração no chão, de modo que os outros pisem macio e se torne mais amável a sua luta”.
Manifestar o amor de Jesus é tornar a vida mais amável, é tornar os fardos dos nossos irmãos mais fáceis de serem carregados, pois Jesus disse que seu fardo é leve (cf. Mt 11, 30).
Observando o Coração de Jesus aprendamos a amar!
Frederico Coqueiro Dias