Os Santos Juninos

Com informação: Bruna Marinho – Portal Pascom Brasil

Para acessar o texto original clique aqui.

Junho é um mês aguardado com expectativa por suas muitoas comemorações! Bandeirinhas, caldinhos, fogueira, quadrilha – olha a chuva! – e um clima com muita festa em todas as regiões do Brasil! As Festas Juninas tomam conta das paróquias, comunidades e grupos que celebram, juntamente com toda a Igreja, em especial, três santos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. E o que esses santos podem falar aos nossos corações, comunicadores?

Santo Antônio de Pádua

Começamos no dia 13, com Santo Antônio de Pádua, o famoso casamenteiro. Muito procurado por aqueles que desejam namorar ou casar, mas seus ensinamentos vão além dos relacionamentos e das soluções amorosas. Sua vida, testemunho e escritos são uma fonte de luz e inspiração para aqueles que desejam comunicar de coração para coração.

Santo Antônio pregava sobre a necessidade de uma vida de oração no silêncio, longe das distrações causadas pelas preocupações da alma. Para ele, a oração deve ser articulada em quatro atitudes indispensáveis: obsecratio, seguida do oratio, postulatio, gratiarum actio. 

Papa Bento XVI traduziu essas atitudes em uma de suas catequeses, em 2010, como: 

“Abrir com confiança o próprio coração a Deus; é este o primeiro passo do rezar, não simplesmente colher uma palavra, mas abrir o coração à presença de Deus; depois, dialogar afetuosamente com Ele, vendo-o presente comigo; e depois muito natural apresentar-lhe as nossas necessidades; por fim, louvá-lo e agradecer-lhe”. 

Com Santo Antônio, somos convidados a ter uma vida de oração que toca efetivamente o coração antes de nos comunicarmos com os corações dos outros.

São João Batista

No dia 24 de junho, nos deparamos com São João Batista, aquele que preparou o caminho do Senhor. João Batista praticava a penitência e pregava, convidando a todos à conversão. Dele, aprendemos a testemunhar o Evangelho com coragem, apesar das nossas próprias diferenças, sempre com a verdade, a concórdia e a amizade.  

Além disso, em São João encontramos uma grande virtude: a humildade.  Mesmo em um contexto que o apontavam como o Messias, João Batista soube, com maestria, indicar a todos onde estava o verdadeiro Deus. Longe das honras, ele nos ensina que somente um coração humilde e atento é capaz de comunicar o verdadeiro Cristo!

São Pedro

O primeiro Papa da Igreja, São Pedro fecha a nossa tríade junina, no dia 29 de junho. Ele foi chamado  por Jesus como o “Pescador de Homens” e nos convida a também sermos pescadores nas “redes” da comunicação. São Pedro foi o responsável por dar continuidade ao que Cristo havia ensinado. Com ele, aprendemos a sermos fiéis à fé, buscando a unidade da Igreja. Seu exemplo nos convida a sermos pedras vivas, corações ardentes, que guiam outros a sentirem Igreja. 

Que as mensagens dos três santos inspirem nossos corações, comunicadores!
Que possamos sempre buscar a vida de oraçãopreparando os caminhos do Senhorpescando homens e mulheres neste oceano imenso da comunicação!

Fonte: https://pascombrasil.org.br/santo-antonio-sao-joao-batista-e-sao-pedro-as-licoes-dos-santos-juninos-para-os-coracoes-que-comunicam/ – Acesso em 06/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.