No dia 26 de Janeiro de 2014, o Santuário Sagrado Coração de Jesus vivenciou uma noite de grande festa, com a Solene Celebração Eucarística de posse de seu novo Pároco e Reitor, Padre Marcos Roberto Marques Ortega. A cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo site, foi presidida pelo bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini e concelebrada pelo Padre Marcos Ortega, Dom Estevão da Divina Misericórdia, prior do Mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia e também por Padre Benedito Oliveira, sacerdote nascido em Vera Cruz e que hoje atua na Diocese de Jardim, no estado de Mato Grosso do Sul.
Ao início da Santa Missa, foi proferida a provisão canônica, documento elaborado em nome de Dom Luiz Antônio Cipolini, dando posse ao novo Pároco de Vera Cruz. Após essa leitura, Padre Marcos Ortega fez a profissão de fé, manifestando toda fé da Igreja e a disposição de transmiti-la com fidelidade e coragem. Logo após, o sacerdote recebeu de Dom Luiz a estola, a casula e o livro dos evangelhos: “Recebe o evangelho de Cristo da qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que leva, ensina o que crês e procura realizar o que ensinas” disse o bispo.
Em sua homilia, Dom Luiz Antônio reforçou o significado da palavra “padre”: “A palavra padre significa Pai. O sacerdote é o pai na fé, pai espiritual e que nos mostra o verdadeiro sentido de vida. A nossa verdadeira vocação é amar, conhecer, servir a Deus e aos irmãos. O padre é aquele pai que nos ajuda nesta vocação fundamental”. O bispo também recordou o dever dos padres: “Tendo recebido o chamado, o sacerdote tem como sua primeira tarefa, anunciar o evangelho. Os padres são devedores de todos, no sentido de terem que partilhar a todos as verdades do evangelho. Embora devedores, os padres, todavia, aceitam como confiados a si os pobres e mais humildes, das quais o próprio Senhor se associou. Com cuidado igualmente peculiar, os padres devem cuidar dos jovens, dos casais, mostrarem solicitude com os doentes e harmonizar as diferentes mentalidades existentes.”
Após a homilia, Padre Marcos Ortega renovou as promessas sacerdotais e recebeu de Dom Luiz Antônio alguns instrumentos (chave da Igreja, chave do sacrário, batistério e confessionário) para bem desempenhar as funções de Pároco.
O novo Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus recebeu as chaves da Igreja, simbolizando os cuidados materiais com o templo, símbolo da Igreja viva de Cristo. Ao receber as chaves do sacrário o presbítero fez uma breve adoração. Essa etapa da Santa Missa lembrou que a vida espiritual dos fies é alimentada pela eucaristia, que é também o centro de toda ação pastoral e toda vida da paroquia. Em seguida, Dom Luiz apresentou o batistério do Santuário, lembrando que ofícios de administrar o batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, é dever do pároco, como também o confessionário, lugar onde se realiza a reconciliação dos pecadores com Deus.
Ao final da solenidade o sacerdote demonstrou muita alegria por seu ministério sacerdotal em Vera Cruz, e pelo plano que Deus colocou em sua vida: “Desde quando Dom Luiz me chamou para ser pároco aqui, senti em meu coração muita paz. Deus quer que eu sirva este povo amado e tenho a certeza que Ele vai me inspirar e conduzir meu ministério aqui em Vera Cruz. Estou muito feliz e acolho esta comunidade como pai, no dever de amá-la. Contem comigo, quero contar com vocês, para que, juntos, formemos a verdadeira Igreja de Cristo. Agora que sou o Pároco, tendo um padroeiro tão importante como o Sagrado Coração de Jesus, tenho também a certeza que será um tempo de graça em minha vida e que me tornará mais íntimo de Deus. Sou muito grato a Deus por tudo isso. Convido toda comunidade para fazer o Reino de Deus acontecer aqui.”
Logo ao final da Santa Missa, Padre Marcos Ortega e Dom Luiz Antônio Cipolini, assinaram a ata de posse que foi proferida a toda comunidade. Após a celebração, todos foram convidados para uma recepção festiva no Salão das Quermesses. Houve expressiva participação de fiéis de Garça e Marília, cidades em que Padre Marcos atuou como sacerdote.
Confira a galeria de fotos da Santa Missa:
Confira a galeria de fotos da recepção festiva:
Confira a reprise da Santa Missa:
Confira abaixo a provisão e a ata de posse:
Aos que esta provisão virem, saúde, paz e bênçãos do Senhor.
Pela presente provisão e por bem nomear, como de fato nomeio, o pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, o Reverendíssimo Padre Marcos Roberto Marques Ortega com todas as faculdades contidas no código de direito canônico nas leis e costumes diocesano e nas demais faculdades que o originário de Marilia costuma delegar.
Conforme circular 709 de 26 de dezembro de 1988, a presente nomeação é valida por seis anos, renovável, e pede-se ao padre disponibilidade de transferência em caso de necessidade da Diocese. A presente provisão seja transcrita no livro de tombo da paróquia e lida na Missa festiva em que Dom Luiz Antônio Cipolini, bispo diocesano de Marília, deu posse canônica ao referendo senhor, Padre Marcos Roberto Marques Ortega, no dai 26 de janeiro de 2014. Dada e passada na cúria diocesana de Marília, sobre o sinal e selo das armas da Diocese aos 13 de Janeiro de 2014. E eu, Dom Luiz, Padre Maurício Pereira Sevilha, chanceler do bispado a subescrevi.
Dom Luiz Antônio Cipolini, bispo diocesano.
Confira a Ata de Posse:
Aos 26 dias de janeiro de 2014, na celebração eucarística das 19h, na presença dos fiéis, compareceu perante mim, Dom Luiz Antônio Cipolini, e às testemunhas abaixo assinada, o Reverendíssimo senhor Padre Marcos Roberto Marques Ortega, nomeado por provisão, protocolo 8 de 2014, livro 22, pagina 1, da cúria diocesana de Marília na data de 13 de janeiro de 2014, como pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz. Em ato seguido, procedi a leitura da sobredita provisão diocesana e introduzi o novo pároco na posse canônica na mesma paroquia, observando que, de direito se deve observar, sem que houvesse qualquer contestação alguma. E para constar, lavrei a presente ata que assino como bispo diocesano de Marilia juntamente com as testemunhas presentes no ato.
Vera Cruz 26 de janeiro de 2014
Pascom