Nesta quarta-feira (29), o papa Bento XVI presidirá na Basílica Vaticana, às 9h30 (hora local), a festa de São Pedro e São Paulo e também comemorará os 60 anos de sua ordenação. Joseph Ratzinger foi ordenado Padre dia 29 de Junho de 1951.
Durante a missa, Bento XVI fará a imposição do Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, entre os quais sete brasileiros: os arcebispos de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães; os arcebispos das recém-criadas arquidioceses gaúchas de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann; de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, e de Passo Fundo, Dom Pedro Ercílio Simon; e os arcebispos eleitos de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha, e de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa.
O Pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de ‘honra e jurisdição’, símbolo do laço particular que une os arcebispos metropolitanos ao Sucessor de Pedro.
A lã usada para confeccionar o Pálio é extraída de dois cordeiros brancos bentos por Bento XVI em 21 de janeiro, dia de Santa Inês.
Esta tradição tem suas raízes no martírio de Santa Inês, adolescente romana, martirizada durante a perseguição de Décio ou de Diocleciano, entre os Séculos III e IV. Com apenas doze anos, Inês não renegou Jesus e, por isso, teve a garganta cortada com uma espada do modo como se matavam os cordeiros.