No dia 18 de novembro foi realizado o XI Encontro de Casais em 2ª União, da região I, nas dependências do ITRA (Seminário de Teologia). O objetivo do Encontro, que é anual, é incluir novos casais nos Grupos Bom Pastor, pertencentes à Pastoral Familiar, que se reúnem mensalmente, para estudar a doutrina, ouvir a Palavra de Jesus, compartilhar vivências e apoio mútuo.
Participaram do Encontro 20 novos casais, pertencentes às seguintes Paróquias de Marília: Sta. Antonieta, Sta Izabel, Sagrado Coração de Jesus, S. Miguel, N.s. do Perpétuo Socorro, Sagrada Família, S. João Batista, N.S. Auxiliadora, Sta. Rita, N.S. de Fátima, N.S. Perpétuo Socorro e São Pedro, de Garça. O Encontro foi realizado pela Coordenação dos Grupos e assessorado pelo Diretor Espiritual, Pe. Júlio Neto. As palestras foram feitas por casais em 2ª União da nossa Região, pelo Pe.Júlio e contaram também com Pe. Maurício e o casal Elisete e Arnaldo, de Sto. André. Que sejam Bem Vindos os novos casais! Que sintam o acolhimento dos Grupos Bom Pastor, para que participem, com suas famílias, da vida cristã e da Igreja, nossa Mãe.
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS GRUPOS “BOM PASTOR” DE CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO
Estes esclarecimentos estão de acordo com o Manual de Instruções, 3ª Edição, 2006, cujas diretrizes são baseadas no “Guia de Orientação para os Casos Especiais da Pastoral Familiar”, editado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e Comissão Nacional da Pastoral Familiar, de acordo com o Documento nº 79 da CNBB – “Diretório da Pastoral Familiar Nacional”.
FUNDAMENTAÇÃO
“Trata-se de um serviço, uma ação da Pastoral Familiar, constituindo-se um dos seus Setores, o Setor de Casos Especiais, com objetivo de desenvolver o acolhimento e a evangelização dos casais em 2ª União, a fim de que eles não se sintam separados da Igreja, dando-lhes condição de refletirem sobre a sua situação e sobre o amor misericordioso de Deus, buscando integrá-los na comunidade paroquial, onde, como batizados, podem crescer na fé e no amor, participando da vida e da missão da Igreja e, com isso, atender o apelo do Papa João Paulo II, em 1981, na Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, nº 84”:
“Juntamente com o Sínodo, exorto vivamente os pastores e a inteira comunidade dos fiéis a ajudar os divorciados, procurando, com caridade solícita, que eles não se considerem separados da Igreja, podendo, e devendo, enquanto batizados, participar de sua vida.(…) Reze por eles a Igreja, encoraje-os, mostre-se mãe misericordiosa e sustente-nos na fé e na esperança” (FC nº 84).
A QUEM SE DESTINAM
Destinam-se a casais constituídos por pessoas que foram casadas (unidas pelo Sacramento do Matrimônio, na Igreja Católica) que se separaram, ou se divorciaram, e realizaram uma nova união estável e que desejam voltar a participar da vida da Igreja. Também se destinam a casais em que somente um dos cônjuges da 2ª união recebeu o Sacramento do Matrimônio, no casamento anterior.
As atividades dos Grupos Bom Pastor de Casais em Segunda União devem estar oficialmente inseridas e fazendo parte integrante dos Setores de Casos Especiais das Comissões de Pastoral Familiar, em nível Paroquial, Diocesano, Regional e Nacional.