No dia 18 de junho, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, iniciou a novena de preparação para a celebração da grande festa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, no dia 27 de junho, que além de padroeiro do Santuário, é também o Padroeiro da cidade. No dia haverá adoração, Missa Solene e Procissão, a partir das 19h00 horas.
A novena focará um tema a cada dia. Confira:
1º dia – Coração Manso e Humilde: Jesus manso e humilde de coração. Um coração humilde voltado para os pequenos.
2º dia – Coração que liberta: O coração de Jesus age em favor dos pobres e oprimidos.
3º dia – Coração que perdoa: Coração do perdão, da compaixão, da ternura e da bondade.
4º dia – Coração que transforma: O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. É a água viva que transforma nossas vidas secas em terra fértil.
5º dia – Coração que cuida: O Bom Pastor ama as suas ovelhas e dá a vida por elas. Deus cuida da ovelha perdida, desgarrada, ferida, fraca.
6º dia – Coração que reza sempre: É pela oração e pela fé que experimentamos a presença amorosa de Deus. A oração purifica do egoísmo, acaba com o medo e livra da competição. Como Jesus, pela oração descobrimos e fazemos a vontade do Pai.
7º dia – Coração que se entrega: O Filho de Deus nos amou e se entregou por nós. Cada vez que rezamos o Creio, proclamamos esta fé em Jesus que se entrega por nós.
8º dia – Coração que ama até o fim: O Sagrado Coração de Jesus, transpassado para nossa salvação, é o Coração inflamado de amor pelo Pai e por nós.
9º dia – Coração inflamado de amor: Assim é o amor de Jesus: recupera para a fé, para a comunidade e para a missão. Assim é o amor do Coração de Jesus: queima, purifica, transforma.
“O coração de Jesus, aberto na cruz, se torna fornalha ardente que abrasa o mundo! É a fogueira do amor divino que se derrama no universo inteiro. O coração de Jesus é inflamado de amor por nós!”, reitera Pe Marcos Ortega, que convida a comunidade a participar da novena e da celebração de amor ao Sagrado Coração de Jesus. “É um momento de reflexão e transformação. Reflitamos nossas ações e transformemos nossos corações”, acrescenta.
No dia 27, a celebração do Sagrado Coração de Jesus também marcará o início do calendário festivo que está sendo cuidadosamente preparado para marcar os 80 anos de existência do Santuário, a ser comemorado em 21 de dezembro.
“A história do Nosso Santuário caminha com a história do Município. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, nasceu quando ainda era um Distrito, por isso os 80 anos do Santuário frente aos 79 de Vera Cruz”, explica Pe Marcos Ortega.
Ao longo do ano serão realizados eventos que visam exaltar a devoção da comunidade ao Sagrado Coração de Jesus e envolver as famílias cada vez mais do espírito fraterno, solidário e de amor ao próximo.
A Origem da Devoção e Promessas
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.
Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
Em 1675, durante as aparições Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:
“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Santuário do Sagrado Coração de Jesus