Nos dias 21 e 22 de abril ocorreu, em Rinópolis, o Curso de Formação para Jovens, realizado pelo Setor Juventude da Diocese de Marília. O encontro contou com a presença de 57 jovens participantes de 15 paróquias da diocese. Entre eles, estavam representantes de diversos grupos e espiritualidades juvenis.
A formação teve início no sábado (21/04), às 14h, com a chegada e acolhida dos participantes. Seu término ocorreu no domingo (22/04) com a missa, presidida pelo Pe. Ademilson Luiz Ferreira, e o almoço. Ao final do encontro também foram distribuídos, um exemplar por paróquia, roteiros para encontros celebrativos para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2013.
O objetivo do encontro foi formar os jovens para a vivência cristã a partir da espiritualidade. O tripé abordado nos colóquios foi a oração, a Sagrada Escritura e a Sagrada Eucaristia. Intercalados com os curtos colóquios ocorreram dinâmicas de interação e partilhas visando o intercâmbio de experiências entre os diversos grupos e paróquias.
O encontro vinha sendo preparado há um mês pelo Pe. Marcos Roberto Cesário (Assessor diocesano do Setor Juventude) e pelos seminaristas Adeflor Xavier Pereira Junior, Willians Roque de Brito e Márcio Patrício Monteiro. Para sua execução e bom êxito foi preciso a ajuda do grupo Kairós (Grupo de oração jovem de Rinópolis), dos (as) jovens Thiago Vilela, Maikel André, Lucineia Rodrigues, Daiane Aguiar, Wladimir Felipe e Jéferson Silva. Todos estes se fizeram presentes no encontro, que ainda contou com a presença do seminarista Jackson Brasil na missa de encerramento.
Segundo avaliação da equipe e dos jovens participantes, o encontro foi extremamente positivo, pois atingiu o objetivo proposto de intercâmbio de experiências e no oferecimento de instrumentos para a vivência da espiritualidade cristã. E, segundo a Beatriz, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Marília, “[o encontro] foi muito bom, pois se conhece jovens de outras paróquias e também a realidade deles. Desta forma, se aprende com eles a melhor forma de abordar os jovens que estão fora da Igreja.”
Setor Juventude – Diocese de Marília