Vocação: chamados a viver na verdade e no amor. Por Seminarista Bruno Almas

Para todos os jovens, adultos e idosos, a certeza da vida com o Senhor deve ultrapassar a inquietação do nosso coração. É uma oportunidade de Graça que promove a paz de espírito no coração dos homens. Todos, através do chamado vocacional particular, são convidados a depositar essa confiança no Senhor e ter a firme certeza de viver segundo os Seus propósitos e desígnios.

A partir da decisão de prosseguir com o Cristo Ressuscitado, somos capazes de perceber diariamente a Sua ação na humanidade, em seu mais alto grau de perfeição: através do amor e da caridade para com o próximo, no consolo ao aflito, na ajuda ao sofredor e no olhar atento aos marginalizados. Dessa maneira, ao bendizer e louvar o nome do Criador, somos também chamados por Ele a atingir esse grau de perfeição do Reino dos Céus ainda aqui na terra, renovando a cada dia a decisão de procurar o Messias e segui-lo a partir da nossa vocação.

Respondemos ao chamado vocacional de acordo com a nossa vida, na verdade e no amor — não para nós mesmos, mas para Deus. Ao dizer “sim” a esse chamado especial, vivenciamos plenamente o que o Pai já havia sonhado para cada um de nós desde o princípio. O plano de estar junto ao Senhor é a proximidade da felicidade, do amor e da verdade; é, em todos os casos, a experiência dessa perfeição.

Ao criar os homens, Deus também nos deu um coração capaz de amar. Portanto, se existe esse princípio, também existe a Graça para sustentar a travessia e nos fazer alcançar esse objetivo. Vivamos plenamente a nossa vocação e o chamado à vida, inspirando-nos nos Santos, que se deixaram guiar pelo Mestre no caminho das Bem-Aventuranças. Lembremos; o Senhor nos chamou para a vida e para que a tenhamos em abundância

Assim, seremos capazes de entrar no Reino dos Céus e habitar na verdadeira alegria de coração e de alma, encontrando Deus face a face. Em oração e comunhão com a Santa Igreja, rezemos em especial pelas vocações, para que toda a humanidade seja capaz de abrir as portas do coração e permitir que a Graça de Cristo reine. Assim, na nossa liberdade de criaturas e de filhos amados, poderemos aceitar o propósito ao qual Deus nos chama: o de um Pai que guia e ilumina o caminho para a vida plena.

Seminarista Bruno Almas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.