1º Mandamento: Amar a Deus Sobre Todas as Coisas. Por Marcelo Feltri.

O Seminarista Marcelo Feltri iniciará uma série de artigos sobre os dez mandamentos de Deus. Os artigos serão publicados no informativo paroquial, o “Comunicando” e, posteriormente, no site do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

O primeiro artigo se trata sobre o Primeiro Mandamento da Lei de Deus.

O DECÁLOGO 

1º MANDAMETO: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Decálogo palavra que parece complexa a muitos, tem seu significado: “dez palavras” remetem aos Dez Mandamentos, que está inserido no contexto da Aliança de Deus com o povo de Israel. “Os mandamentos de Deus recebem seu verdadeiro significado nessa aliança e por meio dela”. (CIC 2075-6). Dentro do contexto histórico da libertação do povo de Israel, passa a ser um caminho de vida quando observado. Essas palavras foram colocadas em duas tábuas, que são consideradas como uma teofania, ou seja, uma manifestação de Deus a seu povo. Temos aqui uma exposição sobre a manifestação de Deus sobre uma realidade opressora, traz o novo como consequência, a libertação.

Com isso temos o Primeiro Mandamento, Amar a Deus sobre todas as coisas Para uma sociedade laica, isso soa como algo estranho, até mesmo como uma afronta. Para época não, o contexto dessa colocação remete a um compromisso do povo de Israel que saia do Egito junto ao seu Deus que o havia libertado do faraó. Logo, assume aqui o compromisso, diante da aliança, não há outro Deus a não ser o Deus que havia tirado-os do Egito, como também é uma maneira de lembrar as pessoas quem era o seu Deus. Quando nos deparamos com um Deus monoteísta, remete se também a as manifestações de Deus a um povo, com o compromisso, eles sabem que são e a quem devem prestar culto.

O Êxodo ocorre por volta do ano 1230 A.C, mas é atual. Não vivemos como eles, num trabalho forçado, isso dentro das aparências, pois estamos inseridos em uma cultura que nos escraviza com tantas coisas, cabe a cada um reconhecer que é o seu Senhor, ou não estaremos cumprindo esse mandamento de amar a Deus sobre tudo, uma vez que, tendemos a colocar outros deuses no lugar de Deus, esquecendo a aliança estabelecida, que fora atualizada na entrega de Jesus na cruz e sua ressurreição.

Portanto, cumprir o primeiro mandamento nos leva a rever o norte de nossa vida. O decálogo nos direciona a serem pessoas que discernem suas ações por meio dele, para não vir a cair em extremos, pensamentos egoístas. Para reconhecer o Deus que nos libertas de inúmeras circunstâncias, aderindo de modo direto a Ele, não simplesmente cumprir por cumprir, como no episodio do jovem rico, mas por uma livre adesão, compreendendo que isso é uma atitude de fé, que nos direciona a Deus, mesmo que, isso seja uma situação difícil, é um romper de paradigmas incutidos em cada um.

Seminarista Marcelo Feltri Ribeiro

 

Marcelo Feltri é Seminarista e cursa o 1º ano de Teologia no Instituto Rainha dos Apóstolos, Diocese de Marília. Atualmente faz estágio pastoral no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.