O Antigo e o Novo Testamento

O Antigo Testamento

O que é o Antigo Testamento?

A Bíblia Católica (a única que é completa) tem duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento: a Antiga e a Nova Aliança. O Novo Testamento fala da VIDA do SALVADOR e de tudo o que mudou por causa de Cristo. Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o Antigo Testamento que é o início de toda a história. O Antigo Testamento é uma coleção de livros que mostra a história de Israel, povo escolhido por Deus, para com Ele fazer uma aliança. Estes livros mostram um povo que sofreu, que lutou, que não deixou de acreditar, mas que às vezes não foi fiel a Deus.
Esta parte da Bíblia mostra o projeto (a vontade) de Deus para salvar a humanidade através desse povo que foi escolhido. Vendo como Israel foi fiel ou não a esse plano (projeto) e como Deus agiu no meio dele, poderemos entender melhor a outra parte da Bíblia, chamada Novo Testamento.

Como se divide o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento tem 46 livros que fala da história do povo de Israel em relação à vontade de Deus. Este livros se dividem em: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos e sapienciais e os livros proféticos.

1- O Pentateuco compreende os cinco primeiros livros da Bíblia. Aí temos a criação do mundo e do homem, a formação (surgimento) do povo de Israel, sua libertação e condução através do deserto para uma terra, e as normas básicas que devem reger uma sociedade justa e fraterna.

2- Os livros históricos mostram os diversos momentos da vida do povo de Israel na terra prometida e no exílio: suas grandezas e lutas, as conseqüências práticas de sua fidelidade ou infidelidade ao Deus da aliança.

3- Os livros poéticos e sapienciais apresentam a reflexão de Israel a partir das experiências concretas de vida. Tais livros tratam dos problemas que surgem na vida de cada um e que exigem um discernimento, para que se possa encontrar sentido e realização na vida.

4- Os livros proféticos são uma crítica profunda do presente, para abrir caminhos para o futuro. Antes do exílio, os profetas criticam as estruturas políticas, econômicas, sociais e religiosas injustas e opressoras, exigindo mudanças radicais para que se instaure uma sociedade segundo a justiça e o direito. Após o exílio na Babilônia, eles são anunciadores de consolação e esperança no Senhor, para que o povo de Israel possa reconstruir a sua história conforme o projeto da aliança com Deus.

Questionário: para PENSAR, REFLETIR e RESPONDER:

1 – Como anda minha Aliança com Cristo, estou sendo fiel às suas vontades?

2 – Se Deus tivesse que escolher um povo para mudar a história do mundo, será que eu seria escolhido?

3 – Como Deus pode nos livrar das coisas ruins? Como pedir a Deus que nos livre destas coisas?

4 – Quando acontece um problema, lembro primeiro de pedir ajuda a Deus ou somente quando fico desesperado é que peço ajuda a Deus?

5 – Desde muito antes de Cristo vir como Salvador, já existiam pessoas más (ruins). Por que você acha que isso ainda não mudou? O que falta para o ser humano mudar?

 

 

O Novo Testamento

Atos dos apóstolos,

Evangelhos

Cartas ou epístolas

Apocalipse.

Especial: como ler a Bíblia?

 

O que é o Novo Testamento?

 

O Novo Testamento ou a Nova Aliança é a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Sua mensagem central é o próprio Filho de Deus, que veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e os homens.

Sendo Deus e Homem, o próprio Jesus é a expressão total dessa aliança: ele mostra que Deus é Pai para os homens, e como os homens devem viver para se tornarem filhos de Deus.

Através de sua palavra e ação, Jesus inaugurou a nova aliança ou, em outras palavras, o Reino de Deus. Esse Reino ou aliança não é mais aliança com um povo. É aliança aberta a todos os homens, todos os povos de todos os tempos e lugares. Em Jesus, Deus quer reunir toda a humanidade como uma família em que todos são chamados a viver como irmãos, repartindo entre si todas as coisas. Essa grande reunião, onde tudo é partilha e fraternidade no amor, é o Reino de Deus que, semeado na história, vai crescendo até que se torne realidade para todos. Na Igreja, podemos viver esta experiência de uma forma menor, cabe a nós mesmos fazer por onde chegarmos ao Céu.

Jesus não deixou nada escrito. Ele pregou, ensinou e colocou em prática a vontade de Deus. Isso fez com que Ele entrasse em conflito com a estrutura da sociedade, que o perseguiu, o prendeu e o matou. Mas Jesus ressuscitou, enviou o Espírito aos seus seguidores (Pentecostes), chamados apóstolos e discípulos, e estes continuaram sua missão, pregando, ensinando e fazendo como Jesus fazia. Foram os Apóstolos que escreveram o que encontramos no Novo Testamento. Não pretenderam fazer uma história da vida de Jesus. Eles quiseram anunciar Jesus para que os homens tivessem fé e se comprometessem com Jesus. Fé e compromisso que significam continuar sua palavra e ação, construindo assim o Reino de Deus.

 

Como se divide o Novo Testamento :

 

O Novo Testamento é um conjunto formado por 27 livros, agrupados conforme temas e estilos diferentes: evangelhos, atos dos apóstolos, cartas ou epístolas e apocalipse. Nesse conjunto encontramos o anúncio da pessoa de Jesus e as conseqüências que esse anúncio trouxe, principalmente para seus seguidores.

Os Evangelhos são quatro formas de anúncio de Jesus, escritas no ambiente de comunidades diferentes. Por isso tratam da pessoa, das palavras e das ações de Jesus de modo ao mesmo tempo semelhante e diferente. Não são biografia ou história, e sim um anúncio para levar a fé em Jesus, isto é, ao compromisso de continuar sua obra, pela palavra e ação.

Os Atos dos Apóstolos é a segunda parte do evangelho de são Lucas. Mostra como o anúncio de Jesus e a formação das comunidades cristãs se expandiu, chegando a Roma, centro do mundo naquela época. Aí vemos o sentido da missão cristã: levar a boa-nova do Evangelho a todos os homens, para que todos possam tomar conhecimento de Jesus e pertencer ao povo de Deus.

As cartas ou epístolas são escritos dirigidos às primeiras comunidades cristãs. Elas não só nos dão uma idéia dos problemas dessas comunidades, mas nos ajudam também a ver e a nos orientar nos problemas de nossas comunidades atuais.

O Apocalipse de São João é um livro escrito em linguagem figurada, porque se dirige aos cristãos em tempo de perseguição. Apresenta Jesus ressuscitado como Senhor da história, e mostra como os cristãos devem anunciá-lo e testemunhá-lo sem medo, enfrentando até mesmo a própria morte.

A partir da próxima reunião, iremos começar a nos aprofundarmos cada vez mais nestes estudos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.