As Cartas ou Epístolas – Parte III

Carta a Tito: A sã doutrina.

            A carta a Tito e a primeira carta a Timóteo tratam dos mesmos problemas. O Evangelho foi anunciado, as comunidades foram fundadas e, algumas dezenas de anos depois, as pessoas tentavam “misturar” á palavra de Deus doutrinas que eram pagãs, ou seja, que não falavam de Deus. Mensagem: não devemos misturar às coisas de Deus às coisas do mundo. Somente Deus pode salvar.

Carta a Filêmon: Em Cristo todos os irmãos.

Como na carta aos Colossenses, Paulo está na prisão. A carta é uma recomendação de Onésimo, um escravo que fugiu do seu patrão, provavelmente após ter cometido um roubo. Onésimo procurou o apoio de Paulo, que estava na prisão, e acabou convertendo-se ao cristianismo. Paulo manda-o de volta a Filêmon, pedindo a este que o trate como irmão. Para Paulo as relações entre as pessoas numa comunidade cristã devem ser fraternas. Assim, Paulo se opõe à escravidão e a desigualdade das classes. Mensagem: desse modo o Apóstolo mostra que o Evangelho põe fim nas diferenças entre os homens e faz surgir uma nova relação na sociedade.

Carta aos Hebreus: Cristo, único e verdadeiro Sacerdote.

            A carta aos Hebreus é um sermão dirigido não aos judeus, mas sim aos cristãos de origem judaica que provavelmente vivemem Roma. Elesenfrentam a perseguição por serem cristãos. O judaísmo se apoiava em duas colunas para levar à salvação e à comunhão com Deus: a obediência da Lei e a prática cultual. Paulo mostra que a Lei é incapaz de salvar; a salvação vem pela féem Jesus. Oautor de Hebreus, por sua vez, mostra que os ritos e sacrifícios judaicos não asseguram o perdão dos pecados e a comunhão com Deus. Mensagem: o verdadeiro modo de unir-se e servir a Deus é obedecer à Sua vontade, vivendo uma vida de amor e caridade.

Carta de Tiago: Sem as obras, a fé é cadáver.

            A carta de Tiago tenta mostrar como um cristão deve ver as situações. Pode-se dizer que a carta inteira é uma explicação das exigências desse mandamento em diversas circunstâncias: igualdade cristã, preferência pelos pobres, amor ativo. Mensagem: “do mesmo modo que o corpo sem o espírito é um cadáver (morto), assim também a fé: sem as obras é um cadáver (morta)”.

Primeira Carta de Pedro: A autenticidade do testemunho.

            As comunidades passam por um tempo de provação por causa de fortes pressões sociais: os cristãos são caluniados, desprezados e marginalizados da vida social. Pedro escrever encorajando os cristãos a perseverarem, a carta lembra que a vida nova provém da iniciativa de Deus, que escolheu as pessoas e as consagrou através do Espírito Santo. Mensagem: a fé e a esperança das comunidades deve relembrar a graça e a esperança das manifestações de Cristo .

Segunda carta de Pedro: Perseverar na esperança.

            Até aquela época aí o cristianismo fora vivido como novidade entusiasmante e esperava-se ardente e continuamente pela volta gloriosa de Jesus. A comunidade cristã vai aos poucos sofrendo influências de pensamentos e religiões diversas que ameaçam confundir o mistério. A carta denuncia com veemência as doutrinas estranhas à fé cristã. Ao mesmo tempo que anuncia o final do mundo. Mensagem: “cristão e somente cristão”. Vivendo as vontades de Cristo preparo um boa morada no céu.

Primeira Carta de João: O dinamismo da fé é o amor.

            Destinada às comunidades cristãs da Ásia Menor. Alguns grupou propunham que o homem se salvaria graças a um conhecimento religioso especial e pessoal. Tais pessoas negavam a Jesus como Messias e se gloriavam de conhecer a Deus. A unidade da carta é o amor, e amar é traduzir a féem vida. Amarao próximo significa conhecer a Deus, viver na luz, estar unido a Deus e aos irmãos, não pertencer ao mundo, cumprir os mandamentos e, portanto, amar a Deus, praticar a justiça, ser filho de Deus, obter o perdão dos pecados e libertar-se do medo. Mensagem: não é possível amar a Deus sem amar ao próximo e formar comunidade, pois, se Deus é Pai, os homens são filhos e família de Deus, e todos devem se amar como irmãos.

Segunda e Terceira Cartas de João: Problemas e caminhos.

            Nesta passagem, alguns pregadores “avançados” negam que o homem Jesus seja o Messias enviado por Deus e deixam de lado o mandamento do amor mútuo. Em poucas palavras, pregam um conhecimento elevado que não necessita da fé em Jesus e nem do seu Evangelho de amor. Mensagem: negar a Cristo também é negar as promessas de Deus. Sem Deus os caminhos podem ser mais fáceis, mas eles não te levam ao céu.

Carta de Judas: Não deixar que a fé se enfraqueça.

            Esta carta nos mostra a necessidade de defender o essencial da fé com unhas e dentes e de denunciar com coragem as aberrações de um misticismo imoral. Algumas pessoas se consideravam “espirituais” e chegavam a negar que Jesus Cristo é o Senhor. Nessa acusação contra os que pervertem a fé em Cristo e a fé cristã, o autor cita os ímpios mais famosos da Bíblia: o povo revoltado no deserto, os misteriosos seres celestes de Gn 6,1-3, Sodoma e Gomorra, Caim, Coré. Mensagem: não permitir que o mistério cristão se enfraqueça.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.