As Cartas ou Epístolas

As Cartas do Novo Testamento

Atos dos apóstolos,

Evangelhos

Cartas ou epístolas

Apocalipse.

Especial: como ler a Bíblia?

Carta ou epístola?

            Epístola é a mesma coisa que carta. No Antigo Testamento, dentro de alguns livros, é citado o conteúdo de algumas cartas. Mas é no Novo Testamento que as cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus.

As cartas Paulinas

            São correspondências atribuídas ao apóstolo Paulo, e que foram enviadas a diversas comunidades cristãs: uma aos Romanos, duas aos Coríntios, uma aos Gálatas, uma aos Efésios, uma aos Filipenses, duas a Timóteo, uma a Tito e uma a Filêmon. A carta aos hebreus é propriamente um sermão e não pertence a Paulo.             Essas cartas não apresentam uma visão completa da doutrina cristã. São respostas dadas a situações concretas e problemas específicos das primeiras comunidades cristãs, espalhadas em terras pagãs. Revelam as dificuldades, a perseverança e a ousadia na grande missão de fazer surgir grupos cristãos em meio a situações contrárias ao Evangelho.

As cartas católicas

            São sete cartas escritas por outros apóstolos: uma de são Tiago, duas de são Pedro, três de são João e uma de são Judas. A palavra católica significa universal. Essas cartas são assim chamadas porque não foram escritas para uma comunidade ou pessoa em particular, mas endereçadas a toda a Igreja, ou seja, são universais.

Carta aos Romanos: A salvação vem pela fé

            Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe um temor / medo. Os membros judeus da comunidade queriam impor a obrigação manter-se a Lei judaica para os outros membros que se tinham convertido do paganismo para o Cristianismo, dizendo que sem a Lei não poderia haver salvação. E é nessa questão que Paulo entraem cheio. Elemostra que o único que pode salvar é Deus, e que ele salva não só os judeus, mas toda a humanidade destruída pelo pecado. E Deus salva através de Jesus Cristo.

            Para que a humanidade seja salva, Deus perdoa. Mas para receber o perdão, ele impõe uma única condição: que o homem acrediteem Jesus Cristocomo a suprema manifestação do amor de Deus aos homens, e que se torne seu discípulo. Depois de ter sido perdoada toda a vida passada, o Espírito Santo age dentro do homem e constrói uma vida nova, que destrói o pecado.

            Andando com Jesus Cristo, princípio da nova humanidade (nova Adão), a humanidade pode recomeçar seu caminho e se salvar.

            Paulo quer mostrar aos judeus-cristãos de Roma e a nós que nenhuma lei salva. Por melhor que seja, a lei, mesmo a judaica, não consegue destruir o pecado mas, ao contrário, até alimenta o pecado. É a fé que temosem Jesus Cristoque nos coloca no âmbito da graça, e nos possibilita, no Espírito, construir a humanidade nova. E assim nos levar rumo à salvação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.