Bento XVI aos Bispos: a Igreja não pode se limitar a uma pastoral de manutenção

Cotonou (RV) – No final da tarde de sábado, na capela da Nunciatura Apostólica de Cotonou, o Papa teve um encontro com os bispos do Benin. No país existem 10 dioceses. Aos ordinários titulares do cargo, somam-se três bispos eméritos. Além deles, participaram do encontro também os cardeais e bispos da delegação papal.

Após o discurso feito pelo Presidente da Conferência Episcopal do Benin, foi a vez do Papa proferir o seu, que se iniciou com o agradecimento a todos os missionários – bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e leigos – que ofereceram generosamente suas vidas, às vezes de forma heroica, para anunciar o amor de Deus.

Em relação ao Ano da Fé (convocado de novembro de 2012 a outubro de 2013), o Pontífice lembrou que será uma ocasião propícia para permitir aos fiéis redescobrir e aprofundar sua fé: uma conversão constante para dar nova força à dimensão profética do anúncio. “Este Ano da Fé deve ser para a Igreja no Benin uma ocasião privilegiada para dar novo vigor à sua consciência missionária.” 

Por isso, o Papa frisou que “a Igreja não pode se limitar a uma ‘pastoral de manutenção’, e encorajou o clero a partilhar o pessoal missionário com as dioceses mais carentes, inclusive de outros países africanos ou em continentes mais distantes”. E exortou os discípulos de Cristo a estarem unidos entre si, mantendo com seus sacerdotes uma atitude de escuta, solicitude pessoal e paterna, para que vivam com serenidade e sinceridade sua vocação.

Bento XVI prosseguiu abordando a questão da formação dos futuros sacerdotes, exortando os bispos a considerá-la uma “prioridade pastoral”. “É indispensável que uma sólida formação humana, intelectual e espiritual permita aos jovens atingir um equilíbrio pessoal, psicológico e afetivo que os prepare.”

Enfim, terminando seu discurso, o Pontífice agradeceu a todos pelo “acolhimento africano” que recebeu e reafirmou ao clero a sua mensagem de esperança: “O Senhor continua acompanhando vocês em seu trabalho, no dia a dia, ao serviço da evangelização. Sejam autênticos servidores do Evangelho”.
Fonte: Rádio Vaticano

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.