O Evangelho de São Lucas

Lucas: Com Jesus nasce uma nova história

O terceiro Evangelho apresenta o caminho de Jesus como um caminho que se realiza na história. Para percorrê-lo, o Filho do Altíssimo se faz homem em Jesus de Nazaré, trazendo para dentro da história humana o projeto de salvação que Deus tinha revelado, conforme a promessa feita no Antigo Testamento.

O caminho de Jesus introduz o processo de libertação na história, e por isso realiza uma nova história humana o projeto de salvação que Deus tinha revelado, conforme a promessa feita no Antigo Testamento.

O caminho de Jesus introduz o processo de libertação na história, e por isso realiza uma nova história: a história dos pobres e oprimidos que são libertados para usufruírem a vida dentro de novas relações entre os homens. O programa da ação libertadora de Jesus é apresentado no seu discurso na sinagoga de Nazaré. Trata-se de uma ação que entra em choque com a história contada pelos ricos e poderosos que exploram e oprimem o povo, reduzindo-o à miséria e fraqueza. O caminho de Jesus começa a contar a história construída pelos pobres. Desse modo, surge entre os homens o caminho da salvação, que é o caminho da paz.

O ápice desse evangelho está nas palavras de Jesus na cruz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. A morte de Jesus é a sua libertação nas mãos de Deus. É também toda a libertação do povo que em Cristo acreditou. Ela aparece como conseqüência da Sua ação voltada para os pobres e oprimidos.

Mas ela é também a libertação, por causa da obediência total e confiante a Deus. Por isso a morte de Jesus é uma “assunção” (o que leva a), o ápice do caminho de Jesus para o mistério de Deus. Jesus faz da sua vida e morte um ato de humilde entrega a Deus, e Deus responde com a ressurreição, que revela e torna oficial o caminho da vida.

O foco (importante) das mensagens de Lucas é que Jesus Cristo é tido como Aquele que veio salvar.  O plano de libertação de Deus é revelado pelas atitudes e pelas palavras de Jesus.

Passagens importantes::

Lc 1, 26-31: << … As próprias forças dos céus serão abaladas. 27Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus>>

Lc 2, 34-35: << … Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. >>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.