Coordenadores paroquiais de Catequese participam de formação

Em 10 de março, os coordenadores paroquiais de catequese participaram de um encontro de formação,na Paróquia Imaculada Conceição, de Parapuã, que teve inicio às 8h30 e terminou às 12h30.

Participaram 130 coordenadores paroquiais.

O tema da formação foi Concilio Vaticano II e o palestrante foi o Pe. Ademilson Luiz Ferreira.

CLIQUE AQUI PARA VER OS DOWNLOADS DISPONÍVEIS

O padre Ademilson, com didática muito dinâmica e produtiva, deu uma ideia geral sobre o Concílio Vaticano II, abrangendo os preparativos para o mesmo, a biografia de João XXIII, os documentos conciliares, o papel dos leigos e a participação de Dom Helder Câmara. Animou a todos a participarem perguntando e a buscarem mais conhecimento, principalmente lendo seus artigos no site da Diocese.

A oração inicial, conduzida pela Região I, teve como tema o Ano da Fé. Aproveitando o encontro, foi apresentada uma maquete, mostrando que a catequese tem um rosto que a identifica. Ela é composta de: Um caminho, Uma cruz, Uma jarra que jorra água, Uma vela (representando o círio pascal) e a Bíblia.

Um caminho – simbolizando a caminhada da catequese, o caminho a ser percorrido que nos leva à salvação.

Uma cruz – Que nos identifica como cristãos.

Uma jarra que jorra água – Lembrando que, Jesus é a fonte de água viva, quem dela bebe nunca mais terá sede.

Uma vela – Simbolizando o Círio Pascal – Cristo ressuscitado

A Bíblia – Palavra de vida, indispensável na catequese.

A referida maquete foi apresentada no Simpósio de Animação Bíblico Pastoral, que aconteceu no mês de setembro, de 28 a 30, em Santa Fé e entregue uma para cada Regional, para passar pelas Dioceses.

As catequistas da paróquia Imaculada Conceição de Parapuã, bem como seu pároco, Pe. Nelson, acolheram os coordenadores com muito carinho, ofereceram um gostoso café de manhã e saboroso almoço, num ambiente preparado com muito esmero.

O padre Nelson, usando sábias palavras, exortou os catequistas a continuarem sua caminhada com firmeza e esperança e deu a bênção final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.