Missa em Ação de Graças pelos 86 anos da Paroquia será neste domingo

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a paróquia Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz completará 86 anos e para comemorar, uma missa especial em Ação de Graças será celebrada no domingo (20/12) às 19h no Santuário. A Santa Missa será presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Padre Maurício Sevilha.

Em razão da Pandemia, serão respeitadas as medidas preventiva para a transmissão da Covid-19 (uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização) . A participação na Missa será permitida apenas com reserva antecipada pelos telefones da secretaria paroquial (14)99825-7502. e (14) 99788-9959, pois as vagas são limitadas.

A HISTÓRIA

A história da Paróquia e do Santuário do Sagrado Coração de Jesus foi escrita com inúmeras visitas pastorais. Todos os bispos que passaram por Vera Cruz exaltaram a beleza e a grandiosidade não só do majestoso Santuário, mas principalmente a generosidade e a força cristã demonstrada pela comunidade, extremamente organizada na fé católica.

A história da Paróquia de Vera Cruz é anterior à própria história da Diocese de Marília. Está ligada à Diocese de Cafelândia. O Patrimônio de Vera Cruz foi fundado em princípios de 1924 pelo Dr. Pompeu de Souza Queiroz. A primeira missa foi celebrada em 24 de junho de 1928, nas festividades de São João, num altar improvisado à sombra dos coqueiros. Foram celebradas depois diversas missas em casas particulares. Nessa época ficou deliberada a construção de uma capela, que ficou submetida por algum tempo à jurisdição de Marília, passando depois a ser visitada pelo Vigário de Garça, Revmo. Pe. Frederico Barrera, que em 30 de setembro de 1934, lançou a pedra fundamental e construiu uma pequena capela de tábua onde hoje se encontra a Casa Paroquial.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada pelo Bispo Diocesano de Cafelândia, Dom Áttico Euzébio da Rocha, através do decreto lavrado em 21/12/1934, logo após a criação do município de Vera Cruz. Em seguida, Pe. José Fernandes Tavares assumiu os trabalhos como primeiro Vigário, em 31/12/1934. Em 03 de outubro de 1936 tomou posse o Pe. Florentino Santamaria, que se preocupou desde logo em iniciar os trabalhos no sentido de construir uma Matriz.

A construção do Santuário retrata uma linda história de envolvimento e cooperação da comunidade veracruzense; a idealização de um sonho que nasceu do vigário Monsenhor Florentino Santamaria, mas que foi encampado pela comunidade.

O Santuário Sagrado Coração de Jesus foi idealizado pelo Monsenhor Florentino Santamaria juntamente com o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, que além de outras igrejas, projetou a nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Há também obras do pintor João Calixto no interior do Santuário. Monsenhor Santamaria idealizou, liderou e concretizou a construção do grandioso projeto da Igreja Matriz.

Essa história foi resgatada e registrada em uma Revista Comemorativa aos 80 Anos do Santuário, editada pela Pascom – Pastoral da Comunicação do Santuário, juntamente com Pe Marcos Ortega, atual Pároco e Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz.

Também fizeram parte dessa trajetória de fé, cada um a seu tempo, Pe. Aquiles Paceli de Oliveira Pinheiro, hoje Monsenhor, o primeiro sacerdote a ser ordenado no Santuário e que teve uma breve passagem como Pároco após a morte de Monsenhor Santamaria, Pe. Laércio Ap. Rodrigues, que se dedicou durante seis anos à Paróquia. Em fins de 1992 chega ao Santuário o Padre José Soares de Souza, dando sequência à vida religiosa da comunidade. Em 31 de março de 1998 assumiu os trabalhos junto à comunidade, o Cônego Maurício Pillon, nomeado por Dom Osvaldo Giuntini como novo Vigário Paroquial. Pe Maurício é o segundo Padre a permanecer mais tempo na Paróquia, após Monsenhor Santamaria.

Com a saída do Padre José Soares Souza, no dia 15 de janeiro de 2005 assumiu como novo Reitor do Santuário o Padre Rui Rodrigues da Silva. No dia 17 de janeiro de 2009, Dom Osvaldo Giuntini empossou como Administrador Paroquial e Reitor do Santuário o Monsenhor Nivaldo Resstel. No dia 26 de janeiro de 2014, Dom Luiz Antônio Cipolini, bispo da Diocese de Marília, empossou como novo Pároco e Reitor do Santuário, Padre Marcos Roberto Marques Ortega. No dia 24 de janeiro de 2020, tomou posse como pároco e reitor do Santuário o Padre Maurício Pereira Sevilha que também é Vigário Geral da Diocese de Marília.

Para conhecer mais de nossa história acesse Nossa História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.