Mons. Diego Ravelli é o novo Mestre das Celebrações Litúrgicas. Guido Marini é Ordenado Bispo

Com informação: Vatican News. Imagem: Vatican News e Vatican Media

Até agora chefe de Gabinete na Esmolaria Apostólica, o cerimoniário pontifício nomeado pelo Papa Francisco foi chamado para ser responsável da Capela Musical Pontifícia. Mons, Ravelli é o sucessor de mons. Guido Marini, que Francisco nomeou bispo da Diocese de Tortona.

Vatican News

O Papa Francisco nomeou mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e responsável pela Capela Musical Pontifícia, o mons. Diego Giovanni Ravelli, até então chefe de Gabinete na Esmolaria Apostólica e cerimoniário pontifício.

Mons. Diego Giovanni Ravelli nasceu em 1° de novembro de 1965 em Lazzate, Itália. Foi ordenado sacerdote pela Associação Clerical Pública Sacerdotes de Jesus Crucificado, em 1991, depois incardinado na Diocese de Velletri-Segni. No ano 2000, obteve o Diploma em Metodologia Pedagógica pela Faculdade de Ciências da Educação da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, e em 2010, o Doutorado em Sagrada Liturgia no Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu Santo Anselmo em Roma. De 2013 até agora, foi Chefe de Gabinete na Esmolaria Apostólica, onde já era Oficial desde 1998. Depois de colaborar com o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice como Assistente de Cerimônias, em 2006, foi nomeado cerimoniário pontifício.

O Pontífice nomeou cerimoniário pontifício o reverendo Cristiano Antonietti, secretário da Nunciatura, em serviço na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Monsenhor Diego Ravelli – Atual Mestre Celebrações Litúrgicas Pontifícias. Foto: Vatican News/ Vatican Media

Dom Guido Marini é ordenado Bipos da Diocese de Tortona

O Papa Francisco presidiu à Santa Missa na manhã deste domingo, com o rito de ordenação episcopal de Guido Marini e de Andrés Gabriel Ferrada Moreira.

Destinado à diocese de Tortona, norte da Itália, Dom Guido Marini concluiu seu período de 14 anos como mestre das celebrações pontifícias com a ordenação episcopal. A missa deste domingo marcou o início do serviço do seu sucessor, Mons. Diego Ravelli.

Sempre servir

Em sua homilia, o Pontífice propôs uma reflexão sobre a responsabilidade eclesial do bispo.

“O Senhor nosso Jesus, enviado pelo Pai para redimir os homens, por sua vez enviou ao mundo os doze apóstolos para que, repletos da potência do Espírito Santo, anunciassem o Evangelho a todos os povos”, explicou o Papa.

A fim de perpetuar de geração em geração este ministério apostólico, os Doze se muniram de colaboradores, transmitindo a eles, com a imposição das mãos, o dom do Espírito recebido por Cristo. Assim, através da ininterrupta sucessão dos bispos na tradição viva da Igreja, se manteve este ministério primário e a obra do Salvador continua e se desenvolve até os nossos tempos. No bispo, circundando dos seus presbíteros, está presente o próprio Senhor Jesus Cristo, sumo sacerdote em eterno.

Dirigindo-se à assembleia, Francisco pede então que acolha com alegria e gratidão esses nossos irmãos, que hoje se associam ao colégio episcopal. Aos novos bispos, pediu que reflitam sobre o fato de que foram escolhidos entre os homens para os homens, não para si mesmos.

“’Episcopado’, com efeito, é o nome de um serviço – não é verdadeiro episcopado sem serviço -, não de uma honra – como queriam os apóstolos, um à direita, outro à esquerda -, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: ‘Quem é o maior entre vós, se torne o menor. E quem governa, como quem serve’. Servir. E com este serviço, vocês vão custodiar a vocação e serão autênticos pastores no servir, não nas honras, na potestade, na potência… Não. Servir, sempre servir.”

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-10/monsenhor-diego-ravelli-novo-mestre-celebracoes-liturgicas.html e https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-10/papa-francisco-ordenacao-episcopal-marini-moreira.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.