Monsenhor Nivaldo se Despede e Salão Paroquial Recebe seu Nome em Noite de Homenagens

O dia 17 de janeiro foi marcado pela despedida de Monsenhor Nivaldo Resstel. O sacerdote permaneceu 5 anos na comunidade de Vera Cruz, realizando grandes trabalhos. A Santa Missa foi presidida pelo sacerdote e contou com homenagens de paroquianos e pastorais. O ponto que mais emocionou foi a homenagem dada ao Padre, eternizando seu nome no Salão Paroquial da comunidade de Vera Cruz. Este centro de eventos, que, tradicionalmente é chamado de “Salão das Quermesses” recebeu o nome de ” Salão das Quermesses “Monsenhor Nivaldo Resstel” em singela homenagem ao padre que exerceu grandes trabalhos por Vera Cruz e Diocese de Marília. Essa homenagem foi indicada pela Pastoral da Comunicação e aprovada pelo CPP no mês de dezembro.
Monsenhor Nivaldo agradeceu pelos cinco anos que esteve a frente de Vera Cruz, como também pela amizade. Disse o sacerdote que jamais se arrependeu de tudo o que fez em seu trabalho na comunidade e que, nas horas de duvidas e incertezas, orava e pedia auxilio a Jesus: ” Senhor, o que faria em meu lugar?”. Monsenhor Nivaldo irá exercer ministério sacerdotal em Dracena como Vigário na paróquia São Francisco de Assis

Confira a galeria de fotos:

Confira abaixo o texto que homenageou Monsenhor Nivaldo Resstel:

Querido Monsenhor Nivaldo Resstel,

 

Hoje estamos aqui rendendo graças por tudo que o Senhor fez para a comunidade de Vera Cruz.

Disse São João Maria Vianney que “um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o dom de Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”. Tenha certeza, querido padre, que seu sacerdócio aqui em nossa comunidade foi dádiva preciosa e tesouro concedido por Deus. Seu ministério sacerdotal conosco foi graça imensa que nossa comunidade partilhou contigo. Aprendemos muito com seu sacerdócio que, a cada gesto, nos refletiu o próprio Cristo Jesus e a maternidade da Virgem Maria. Quanto amor, quanto aprendizado, quanta experiência, quanta competência e quanta sabedoria nesta vida octogenária. Que felicidade profunda e fervorosa partilhar o próprio Cristo em cada Eucaristia que você, Padre Nivaldo, celebrou conosco.

Pedimos perdão aqui, agora, pelas vezes que te magoamos ou que demoramos a compreender seus ensinamentos, seus apelos.

O Santo Padre o Papa Francisco, na Carta Encíclica Luz e Fé, diz: “O ato de fé do indivíduo insere-se na comunidade, no “nós” comum do povo, que, na fé, é como um só homem: “O Filho Primogênito”. Seu sacerdócio, nos ensinou o significado do espírito comunitário e, consequentemente, nos ensinou a viver o próprio Cristo, como revela esta encíclica. Temos ainda que nos desenvolver muito nesta caminhada de fraternidade, caridade, de comunidade, mas Cristo plantou essa semente aqui em Vera Cruz através do seu apelo sacerdotal.

Gostaríamos de agradecer muitas coisas. Em seu primeiro ano, a comunidade pode contemplar o julibeu dos 75 anos de nossa paróquia. Obrigado por nos trazer as Missões Redentoristas que fortaleceram nossos setores na fé. Obrigado também pela bênção do Papa Bento XVI que o senhor trouxe de Roma, especialmente para nossa comunidade. Somos gratos também ao senhor por conseguir os acervos e as plantas do projeto deste Santuário com os ascendentes de Benedito Calixto.

Obrigado por ter melhorado muito nossa estrutura, trocando os bancos deste Templo e feito algumas modificações na parte de fora do Santuário, logo em seu primeiro ano.

Estamos agradecidos também pelo seu testemunho de vida sacerdotal. Depois de nosso querido Monsenhor Santamaria, do Cônego Maurício Pilon, você, Monsenhor Nivaldo, foi o terceiro padre a celebrar 50 anos de sacerdócio neste Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Com todos esses anos de sacerdócio, justamente aqui no Santuário do Coração Amoroso, pudemos contemplar seu jubileu de ouro. Cinquenta anos de serviço a Deus e a Igreja. Isso nos fez e faz meditar o que o catecismo da Igreja Católica afirma de forma bela e comovente: “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”. 

Podemos colocar muitas palavras aqui, mas não serão dignas e merecidas, pois o senhor foi instrumento de Jesus para nós. Gostaríamos agora de agradecer o incansável trabalho que resultou na melhoria de nossa espiritualidade e no trabalho pastoral de nossa comunidade. Obrigado por ter impulsionado uma melhor participação dos fiéis e pastorais na liturgia. Obrigado por recuperar para Cristo tantos casais “sem união”. Obrigado pelo fortalecimento do ECC e da Pastoral Familiar.

Obrigado por ter sido firme nos trabalhos da Pastoral do Batismo, Catequese de Primeira Eucaristia e Crisma.

Recordamos que, em seu segundo ano conosco, o senhor melhorou muito a estrutura da casa paroquial que se encontrava deteriorada. Mas o que mais podemos agradecer ao senhor, no ano de 2010, foi o início das obras da Capela de São José. Neste ano a esperança pôde ser deixada de lado pelos fiéis da “Vila da Paz” para dar lugar à realidade de uma capela. Com todas as dificuldades que esta obra passou o senhor encontrou uma fortaleza imensa para dar fôlego aos trabalhos e formar aquela comunidade. Hoje temos uma capela formada, uma comunidade em andamento. Tudo graças a Deus, que te usou como instrumento. Isso tudo também é obra do Espírito Santo que deu ao Senhor a paciência, a fortaleza, a fé e a sabedoria para edificar a Igreja de Cristo na Vila da Paz.

Obrigado, querido sacerdote, por ter fortalecido a Pastoral da Juventude. Obrigado por atender nossos jovens sempre com prontidão e alegria, não importando o dia e nem a hora. A juventude deste Santuário tem grande admiração por você. Tem por ti um sábio amigo e jovem de 80 anos. Obrigado por ter nos estimulado tantas reuniões, encontros de espiritualidade, romarias, que envolveram fiéis e jovens aqui em Vera Cruz. Tudo isso contribuiu para fortalecer o espírito comunitário e vivermos em Cristo.

Agradecemos imensamente por ter devolvido a nossa comunidade os coroinhas. Tenha certeza que eles serão futuros agentes de pastoral daqui alguns anos.

Por seu exemplo, testemunho de vida e sacerdócio, dois jovens ingressaram no seminário.

Padre Nivaldo, isso é obra divina para aqueles que, como o senhor, tem por centro de sua vida o próprio Cristo Jesus.

Gostaríamos de agradecer também a presença dos Arautos do Evangelho conosco. Quanta graça aquela semana nos proporcionou. Nossa comunidade teve um sólido crescimento na devoção à Mãe de Deus. Quantas segundas-feiras o senhor rezou o terço com cerca de 200 homens, quanta graça foi alcançada e quantas bênçãos da Mãe do Senhor. Temos os oratórios todos os primeiros sábados e homens rezando o terço na residência de enfermos.

No ano de 2011 o senhor fortaleceu nossa comunicação, criando efetivamente a Pascom. Hoje nosso site tem acessos de todos os estados do Brasil e de alguns países do exterior. Todas as primeiras sextas-feiras, fiéis colocam centenas de pedidos de oração no Santuário pelo nosso site. Obrigado também por ter lançado nosso informativo paroquial, o Comunicando, nome que o senhor mesmo deu. Foi por isso que a própria Pascom fez a questão de transmitir a primeira Missa ao vivo pelo site, em ação de graças ao seu octogésimo aniversário. Muito obrigado por ter confiado, acreditado e dado total liberdade aos jovens que hoje integram a Pascom.

Agradecemos também pelas reformas no Salão das Quermesses que dão melhores condições e conforto para reuniões de pastoral, eventos como os leilões e as quermesses. A partir de hoje este centro de eventos terá seu nome em nossa singela homenagem por tudo que o senhor fez.

Queremos agradecer toda caridade que o senhor fez aqui pelas pessoas necessitadas materialmente e espiritualmente. Obrigado por ter combatido vícios como o álcool, drogas em famílias de Vera Cruz. Pouca gente sabe disso.

Agora, agradecemos também, por todos os cuidados, pelo zelo e pela preocupação que o senhor teve com nosso amado Cônego Maurício. É um presente de Deus para nós termos este padre aqui conosco e que o senhor cuidou com muito amor e paciência.

Nós, pobres servos da vinha do Senhor às vezes nos indagamos em nossa imaturidade: porque Deus não te colocou aqui muito antes, para que pudéssemos desfrutar de sua sabedoria em Cristo Jesus por muito mais tempo?

Demos graças a Deus pelo seu sacerdócio e por tudo o que fez por Vera Cruz. Temos a certeza que seu testemunho de vida e fé ficará para sempre aqui nesta cidade. Como disse seu amigo de seminário Monsenhor Darci de Almeida, seu jeito menino faz a alegria das pessoas. Sua alegria inata contagiou  e contaminou Vera Cruz.

Ao passar na frente do Salão das Quermesses, agora intitulado, “Salão das Quermesses Monsenhor Nivaldo Resstel”, todos poderão lembrar de seu exemplo de vida totalmente entregue a Cristo e a Igreja. Poderão lembrar também, sua sabedoria, sua alegria, sua caridade, suas piadas, seus ensinamentos, seu sendo crítico de ser.

Padre Nivaldo, a Igreja particular de Vera Cruz agradece a Deus pela alegria, entusiasmo e felicidade de viver e compartilhar esta vida tão bonita e esse sacerdócio tão fecundo. Já já o senhor não mais estará aqui em Vera Cruz cotidianamente, mas tenha a certeza que seus gestos, seus testemunhos, seus ensinamentos estarão em nossos corações e na mente de cada um de nós.

Estaremos mais próximos de Cristo e da Virgem Maria com todos seus ensinamentos. Aqui em Vera Cruz, como diz o Apóstolo Paulo, teu sacerdócio “combateu um bom combate e guardou a fé. E Cristo esteve a seu lado e te deu forças, fazendo com que a mensagem fosse anunciada e ouvida”.

Tenha certeza também que seu ministério sacerdotal em Dracena será tão fecundo quanto foi aqui.

Querido amigo, desejamos muita felicidade, amor, caridade e que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria seja sempre a vossa força.

Nosso muito obrigado por tudo, conte com nossas orações, e sempre que estiver por perto, venha matar nossa saudade!

 

Vera Cruz, 17 de janeiro de 2014

Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.