O Papa: A caridade exige fé para ser manifestação concreta do amor de Deus

VATICANO, 15 Fev. 13 / 04:16 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVIexplicou que toda obra de caridade exige estar acompanhada da fé, para que seja efetivamente uma manifestação concreta do amor de Deus por todos os homens, e não um simples humanismo ou uma mera empresa de promoção humana.

Assim o indicou o Santo Padre ao receber nesta manhã em audiência, no Palácio Apostólico do Vaticano, aos membros da associação caritativa “Pro Petri Sede”, que serve na Bélgica, Luxemburgo e na Holanda.

A seguir o discurso completo do Papa:

“O Ano da Fé, que a Igreja celebra nestes momentos, convida a uma autêntica conversão a nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador do mundo. Acolhendo por meio da fé a revelação do amor salvífico de Deus em nossa vida, toda nossa existência está chamada a modelar-se sobre a novidade radical introduzida no mundo pela ressurreição de Cristo.

A fé é uma realidade viva que precisamos descobrir e aprofundar sem cessar, para que possa crescer. É ela a que deve orientar o olhar e a ação do cristão. Porque ela é um novo critério de inteligência e ação que muda toda a vida do homem.

Como já tive ocasião de dizer na Carta Apostólica Porta Fidei, o Ano da Fé é uma boa oportunidade para intensificar o testemunho da caridade: ‘A fé sem a caridade não dá fruto e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente para a outra realizar o seu caminho’.

Para viver este testemunho da caridade, o encontro do Senhor que transforma o coração e o olhar do homem é então indispensável. Na verdade, é o testemunho do amor de Deus por todos os nossos irmãos que dá o verdadeiro sentido da caridade cristã. Ela não pode se reduzir a um simples humanismo ou a uma empresa de promoção humana.

Não se trata só de ajuda material, também ela é necessária, mas caridade é participação no amor de Cristo recebido e partilhado. Toda obra de caridade autêntica é então uma manifestação concreta do amor de Deus pelos homens e assim se converte em anúncio do Evangelho.

Neste tempo de Quaresma, que os gestos de caridade permitam a todos se dirigir a Cristo, que continua a vir ao encontro dos homens!

Queridos amigos, que vossa peregrinação fortifique vossa relação com Cristo e reavive a graça recebida no Batismo! Que cresça em vós o desejo de sempre testemunhar a fé no lugar onde estejam!

Confio a cada um de vós e vossas famílias, assim como aos membros de vossa associação, à intercessão maternal da Virgem Maria e à proteção do Apóstolo Pedro. De todo coração, dou-vos a bênção apostólica”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.