Realidade sócio-cultural da diocese é tema da Assembleia Diocesana 2012

A Assembleia Diocesana deste ano foi realizada no anfiteatro da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em Adamantina, e contou com a reflexão sobre a realidade sócio-cultural das cidades da diocese com base no último Censo 2010. Cerca de 220 pessoas, entre padres e leigos participaram este ano.

Por volta das 8h houve a chegada dos participantes e a entrega de crachás na secretaria da assembleia. Após, todos participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, e concelebrada pelo clero da diocese. A Missa foi celebrada com clima orante pelos fiéis no anfiteatro da FAI. Dando sequência à assembleia, foi servido o café da manhã aos participantes.

Às 10h, houve a palestra sobre o tema deste ano. O assessor foi o Pe. Edson de Oliveira Lima, Mestre em Teologia. O sacerdote analisou os dados divulgados pelo Censo 2010 de forma ampla e também de forma específica à realidade das cidades que compõem a Diocese de Marília.

Ver fotos no Google+

Os trabalhos tiveram prosseguimento com as discussões em grupos. Os participantes foram divididos em vinte grupos e refletiram e responderam a três questões elaboradas pelo Pe. Edson:

  1. Olhando para a realidade de nossas cidades quais são os maiores desafios sociais, políticos  e culturais que enfrentamos para realizar uma evangelização mais eficaz?
  2. Diante da diminuição do número de católicos registrada pelo censo 2010, desejamos saber quais são os motivos que levam ao afastamento e abandono da fé católica?
  3. Em sua opinião o Plano Diocesano de Pastoral deve contemplar quais realidades para uma evangelização mais abrangente e efetiva? Quais atitudes favoreceriam essa nova e corajosa evangelização?

Por volta do meio-dia os participantes finalizaram suas reflexões almoçaram.

Em seguida ao almoço, foi realizado o plenário das reflexões em grupos. O Pe. Valdemar Cardoso apresentou a síntese elaborada das respostas do grupo e o Pe. Edson fez suas considerações e reflexões finais com base naquilo que os grupos apresentaram.

Foi feita a entrega dos cheques com os valores distribuídos pelo FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) aos trabalhos sociais desenvolvidos pelas paróquias.

No término da assembleia, foi feita a celebração de abertura do Ano da Fé. O Pe. Anderson Messina Perini organizou o momento de oração que foi presidido por Dom Osvaldo.

Por fim, às 14h30 os fiéis e padres puderam retornar a suas paróquias.

Pascom Diocese de Marília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.