Santuário retoma missas presenciais dia 22, com restrições.

A partir deste sábado, 22/08, serão retomadas as missas presenciais, conforme autorização da Diocese. No entanto, uma série de restrições deverão ser respeitadas dentro dos protocolos de combate à disseminação da Covid-19 (coronavírus). As missas presenciais estavam suspensas desde o mês de março.

Haverá missas todos os dias somente no Santuário, mas a recomendação é para que os fiéis compareçam a apenas uma missa por semana, uma vez que está dispensado o preceito dominical, ou seja, todas as missas, independentemente do dia da semana, terão validade como a missa dominical.

O acesso ao Santuário só será permitido mediante apresentação de senha, que deve ser retirada na secretaria no horário habitual de funcionamento, a partir desta segunda-feira, 17/08. O objetivo é controlar a quantidade de pessoas no interior do Santuário e evitar aglomerações. Por isso, o reforço na recomendação para que haja a participação em apenas uma missa por semana.

Programação das missas:

Segunda à sexta-feira:  07h (na primeira sexta-feira do mês também haverá missa às 19h30, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus)

Sábado: 16h e 19h30

Domingo: 07h, 10h e 19h

É importante que os fiéis que desejarem participar das missas presencialmente respeitem as orientações como medida de segurança para todos no combate à disseminação do coronavírus.

As orientações que devem ser cumpridas são as seguintes:

Idosos, crianças e pessoas do grupo de risco, continuam dispensados do preceito da Santa Missa.

-Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios (febre, tosse, coriza, etc) devem permanecer em casa e acompanhar a transmissão da Missa pela nossas redes sociais.

– Todos os fiéis para participarem das missas deverão usar máscaras de proteção facial corretamente, durante toda a missa.

– Na entrada do Santuário haverá uma equipe de acolhida que estará paramentada com luvas, máscara e Face Shield (protetor facial)

–  A equipe formada por 3 pessoas (duas na porta central e uma na porta lateral à direita de quem entra no Santuário (que dá acesso à sala de confissões) irá medir a temperatura com o termômetro infravermelho e passar álcool líquido

– No Átrio haverá duas pessoas que irão orientar onde os fiéis deverão sentar e onde devem colocar a senha e mostrar o totem de álcool gel para higienizar as mãos

– A senhas terão uma cor para cada missa, ficando assim: de segunda à sexta (azul claro), sábado às 16h (amarelo), sábado às 19h30 (verde), domingo às 7h (azul escuro), às 10h (vermelho) e às 19h (branco)

Ministros e leitores não terão senha, entrarão e ocuparão seus lugares no presbitério. Haverá 4 ministros escalados no final de semana e 2 na semana. Os leitores serão 3 no final de semana e 2 na semana

– Haverá 100 lugares disponíveis com o distanciamento necessário e demarcados para orientar onde os fiéis devem sentar, sendo que membros da mesma família poderão sentar juntos, no mesmo banco

– Os fiéis não sairão dos bancos. A equipe de higienização estará atenta a isso

– Na comunhão os fiéis permanecerão nos bancos. A equipe de higienização irá, alguns minutos antes, passar álcool gel nas mãos para que possam receber a comunhão

– Os ministros irão pelos corredores distribuindo a comunhão, cada um em um corredor, sendo no corredor central o padre

– Ao final da missa, após a bênção final, os fiéis sairão em ordem, do fundo dos bancos para a frente, para não haver aglomeração e nas portas estarão as cestas para as ofertas

Atenção

Neste primeiro momento apenas as missas no Santuário estarão retornando.

As missas das comunidades e também reuniões de pastorais, Grupo de Oração, Grupo de Jovens e outras atividades da comunidade, continuam suspensas.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *