A Santidade, por seminarista Caio

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo – Para sempre seja Louvado!

Caros irmãos, neste mês de novembro pudemos festejar a solenidade de todos os santos e santas de Deus – 1º de novembro (no Brasil, transferido para o domingo mais próximo) – uma tradição litúrgica antiga dentro da Igreja. Essa data nos ajuda a lembrar de um compromisso com Cristo, inerente a todos que dele se aproximam: a santidade.                                          

Naturalmente, podemos associar o conceito de santidade como sendo algo de natureza forçosa, penosa e limitante, por vezes; no entanto, aquele que se decide por Cristo e por sua amada Igreja, entende que a verdadeira santidade manifesta-se no amor e na simplicidade, como nos ensinam tantos homens e mulheres que tem a graça infindável de contemplar a face de Deus uno e trino.                                                                                                                                                   

Nesse sentido, o Papa Francisco nos interpela: “Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus” (Gaudete et Exsultate).                                                                        

   Confiantes na ação do Divino Espírito Santo, aquele que santifica tudo e todos, não cansemos de pedir a graça da santidade, algo necessário nos nossos dias, para que, nos tornemos aquilo que o salmista canta: “É assim a geração dos que procuram o Senhor” Sl 23(24), 6.

Sagrado Coração de Jesus – Confio e espero em vós!

Nossa Senhora, Rainha de todos os santos e espelho de perfeição – rogai por nós!

Caio Leandro Conceição

Seminarista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.