Atos dos Apóstolos – Parte I

As primeiras comunidades cristãs cresceram e foram a semente de uma transformação que mudou as pessoas e a sociedade. Isso se fazia pelo acolhimento da Palavra, fruto da ação do Espírito em quem prega e em quem ouve. O livro de Atos dos Apóstolos nos diz:

 “Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Batismo. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas”(At 2,41).

Foi uma adesão bem significativa. Mas não basta o entusiasmo da primeira acolhida. A fidelidade ao Evangelho será alimentada na vida da comunidade. Por isso, o texto bíblico prossegue assim:

Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas  orações ( At 2,42 ).

Fração do pão – é a expressão usada para descrever as refeições eucarísticas nas primeiras comunidades  cristãs.

A: Mas nem todos acolhem a Palavra e se convertem com a mesma sinceridade. A comunidade sofre profundamente quando é desmoralizada pelo comportamento de seus membros. Hoje vamos ver dois tipos de comportamento: um que edifica e atrai, outro que fere de morte a comunidade, ao destruir a confiança que é básica para o relacionamento.

“Tema: Partilha e Mentir a Deus”

Referência Bíblica dos textos abaixo : At 4,36 a 5,11.

O grave, na conduta de Ananias e Safira, não foi querer  reter parte do dinheiro da venda do terreno. As comunidades praticavam a partilha dos bens na liberdade. Quando Paulo, na segunda carta aos Coríntios pede doações para a comunidade de Jerusalém, deixa claro que ninguém está sendo solicitado a se privar daquilo que necessita: “Não se trata de aliviar os outros fazendo sofrer penúria, mas sim, que haja igualdade entre nós” (2Cor8,13). O que aconteceu de grave foi a mentira, o querer aparecer como generosos sem serem. Esse tipo de hipocrisia é grave, afasta as pessoas, enfraquece o testemunho da comunidade.

Vamos refletir. Não se faz esse tipo de Hipocrisia só em questão que envolvem dinheiro. Cada vez que alguém se faz de melhor do que realmente é, as relações comunitárias sofrem. Temos o costume de proclamar atos virtuosos que de fato não foram tão grandiosos como contamos?

A morte do casal  pode ser vista como um símbolo da morte de qualquer comunidade que não consiga viver com honestidade o que proclama. A base de comunidade religiosa está exatamente na confiança que ela é capaz de despertar nas pessoas. O fundamental para aderir a uma comunidade é crer naquilo que ela representa. Muitas vezes as pessoas se afastam do projeto cristão porque encontraram  mentira, hipocrisia, em algum membro da comunidade. É muito comum estender a toda a comunidade o julgamento despertado pela fraude cometida por um ou por alguns. Barnabé foi generoso, mas sua generosidade pode ser rapidamente esquecida diante da indignação despertada pela conduta de Ananias e Safira.

Como é o nosso julgamento de grupos? Costumamos desprezar o conjunto por causa da conduta de Alguns?

Há diferença na maneira como as pessoas ouvem a Palavra da Salvação. Barnabé ouviu de coração sincero e comprovou na prática a autenticidade do seu seguimento de Jesus. Ananias e Safira são acusados de “mentir ao Espírito Santo”- isto é – de serem desonestos exatamente quando se colocavam diante de Deus. Todo tipo de hipocrisia é nociva. Mas a hipocrisia dissimulada de ato de fé, em ambiente religioso, é mais grave porque envenena as fontes onde outros precisam achar salvação, bloqueia o caminho da própria pessoa e de outros para Deus.

Humildade, generosidade, sinceridade e valorização do outro são qualidades importantes para cada um de nós crescer como ser humano e para a comunidade ser um espaço onde se viva com pureza o amor de Deus.

Que fazer?

Compreender melhor as fraquezas dos outros para que as pessoas não sintam tanta necessidade de se esconder, construindo falsas imagens de si mesmas.

Cultivar simplicidade e humildade.

Evitar julgamentos apressados onde, por causa da conduta de uns poucos ou porque algum detalhe não nos agrada, um grupo  inteiro fica mal avaliado. Ter essa atitude seria especialmente importante ao lidar com outras igrejas cristãs, que nem sempre percebemos adequadamente.

Aprofundando nossos conhecimentos

Outras palavras dos primeiros cristãos

            O evangelho de Mateus nos adverte seriamente sobre o que está por baixo, como fundamento, das nossas ações. Se o alicerce (aquilo que nos mantém em pé, que nos mantém vivo) não foi construído com firmeza e sinceridade, de nada adianta proclamar grandes obras.

Leitura: Mt 7,21-27.

21Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não

foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?* 23E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!* 24Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. 26Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.

Para entender melhor

.      Não é a eloquência dos discursos ou a aparência das obras que contam para Jesus. Mesmo práticas religiosas notáveis (orações e até milagres) não valem por si, sem uma adesão sincera e humilde do coração à vontade de Deus e aos apelos da caridade. Tais “operários maus” são rejeitados por Jesus com uma dureza que ele nunca usou com grandes pecadores humildes e arrependidos. Mentir, usando disfarce religioso, é muito grave.

.       Para Jesus, só ouve de fato a Palavra quem a põe em prática com sinceridade e firmeza. Essa sinceridade é que vai fazer com que a Palavra nos sustente nas dificuldades e nos mantenha no bom caminho da salvação. Essa casa construída sobre as rocha pode até não ser imponente, pode não chamar tanta a atenção, mas é espaço onde as pessoas se sentem seguras porque tudo é verdadeiro sincero.

.       O exibicionismo religioso, porém, é um dos muitos tipos de casa construída sobre terreno inseguro, movediço. Faz estardalhaço, mas não sustenta nem a comunidade nem a pessoa que o pratica. Mais cedo ou mais tarde desaba e, o que é pior, muitas vezes leva junto partes inocentes da comunidade, desmoralizadas pelo clima de falsidade.

Para meditar

Como cada um de nós pode ajudar a construir um clima  de sinceridade e confiança na comunidade,  na família,  nos ambientes de trabalho e vizinhança?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.